Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Abril Branco objetiva envolver órgãos públicos e a sociedade civil organizada na prevenção, manutenção e reabilitação da Saúde Bucal

A cidade de Londrina é pioneira no Brasil em instituir, por meio de lei municipal, o Abril Branco, Mês da Conscientização da Saúde Bucal. A Lei nº 12.852, de autoria do vereador Jairo Tamura, foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati no dia 17 de abril e, com isso, todos os anos serão intensificadas, neste mês, palestras nas escolas sobre como proceder com a saúde bucal, bem como promovidas campanhas informativas e ações educativas para o incentivo à prevenção, manutenção e reabilitação da Saúde Bucal, envolvendo órgãos públicos e sociedade civil organizada.

O lançamento oficial da campanha ocorreu ontem (23), na sede administrativa da Prefeitura de Londrina. O prefeito em exercício, João Mendonça, destacou ser fundamental promover ações de promoção à saúde bucal e disse que o poder público deve atuar no sentido de levar informações até as pessoas. “A boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de diversos problemas de saúde e sabemos que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo, por isso a importância de atuar preventivamente”, apontou.

O vereador autor da lei, Jairo Tamura, disse que esta é uma conquista não só a nível municipal, como nacional. “O Abril Branco foi instituído no Calendário de Comemorações Oficiais do município e queremos que isso seja disseminado para outras cidades do Brasil. Acreditamos que os cuidados com a saúde bucal irão auxiliar no combate a muitas doenças que originam pela boca. É um passo importante, que agora se torna realidade”, enfatizou.

A lei que institui o Abril Branco foi idealizada pela Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD). Para o presidente nacional da ABCD, Silvio Jorge Cecchetto, Londrina vive um momento histórico com a sanção desta lei. “O Abril Branco vai trabalhar com a prevenção às doenças bucais e vai somar às ações já executadas pela Prefeitura, por meio da Coordenação de Saúde Bucal. Uma grande preocupação hoje é o câncer bucal, pois o Brasil registra mais de 4 mil mortes por ano, decorrentes desta doença, e ocupamos o terceiro lugar no mundo com maior incidência de câncer bucal. Também nos preocupamos com o HPV, que está se disseminando rapidamente entre os jovens e não demonstra sinais clínicos em fase inicial”, disse.

O diretor do departamento de cirurgia bucomaxilofacial da ABCD, José Augusto Camargo, contou que a ideia é valorizar a odontologia e a classe odontológica como um todo. “Queremos trazer as pessoas para mais perto da realidade odontológica, pois muitas vezes a comunidade procura o dentista de maneira emergencial ou por estética. Com o Abril Branco, objetivamos mostrar que ações preventivas, com baixo custo e simples, podem ser utilizadas pela a população de maneira muito eficaz”, afirmou. Segundo ele, em situações de normalidade a população deve procurar um serviço odontológico a cada seis meses, por prevenção.

A coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suely Tsuha Massaoka, acredita que o Abril Branco irá contribuir na potencialização do trabalho realizado pela pasta. “O foco da campanha será na prevenção, que também é o nosso objetivo. Será um mês para intensificarmos as nossas atividades de saúde bucal”, frisou. Suely informou que além do trabalho clínico, a SMS executa ações preventivas junto a outros profissionais de saúde, por meio de palestras em unidades escolares, empresas, instituições de longa permanência, entre outras. A Rede Municipal de Saúde conta com dentistas tanto na Atenção Básica quanto no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que atende casos específicos nas áreas de periodontia, endodontia, pacientes com necessidades especiais e próteses.

Também participaram da solenidade, o ex-deputado federal, Alex Canziani; o presidente regional da ABCD, Henrique Nakamá; Félix Ribeiro, membro da ABCD; Marcelo Teixeira, diretor executivo da Dentalclean, empresa parceira na instituição do Abril Branco; o consultor executivo da Dentalclean, Lincon Monteiro; além de profissionais da área; o secretariado municipal e outros representantes da sociedade civil.

Dayane Albuquerque/NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios