Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lançamento do “Setembro Verde” será nesta terça (1º), na Câmara de Vereadores; campanha para estimular doação prossegue ao longo de todo o mês

Pela primeira vez, Londrina vai comemorar o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos ou “Dia Verde”, em 27 de setembro. O lançamento da campanha municipal de doação de órgãos acontece hoje (dia 1º), às 17 horas, durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores. A lei nº 12.175, que criou também o Setembro Verde e incluiu as datas no calendário de comemorações oficiais do Município foi criada por iniciativa da vereadora Lenir de Assis (PT) e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD), em outubro de 2014.

Promovida pela Central Estadual de Transplantes do Paraná, Regional de Londrina e Secretaria Municipal de Saúde, a campanha deste ano tem como parceiros a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a Câmara Municipal de Londrina e as Comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplantes da macrorregião Norte (CIHDOTT); além de contar com o apoio de diferentes entidades da sociedade civil organizada.

Lançamento - Nesta terça-feira, estarão presentes à cerimônia de lançamento do Setembro Verde a coordenadora do Sistema Estadual de Transplante, Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch; a coordenadora da Comissão Regional de Procura de Órgãos, Ogle Bacchi de Souza e a enfermeira Katia Fermino Silva Barbosa, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Lenir de Assis, o objetivo do “Dia Verde” criado no ano passado é estimular o debate pela população da possibilidade da doação de órgãos, por meio da informação e da quebra de tabus. “É preciso entender, por exemplo, o momento em que ocorre o fim da vida, para que a decisão seja tomada com muita serenidade. Sabemos que, na dúvida, os familiares optam por não doar, daí a importância de discutirmos o assunto e incentivarmos o diálogo na família para ampararmos, inclusive de forma técnica, aqueles que querem ser doadores”, afirma a parlamentar.

Ogle Bacchi de Souza reforça que campanhas como o “Setembro Verde” têm o mérito de estimular a discussão do assunto fora do momento da morte. “Quando se consegue pensar antes no assunto, se tem mais tranquilidade para decidir pelo sim ou pelo não, porque este é um ato voluntário.” Ela diz ainda que a importância da iniciativa também está em dar visibilidade às pessoas que encontram-se na fila à espera de um órgão. “A campanha é a voz destas pessoas”, define a coordenadora da Comissão Regional, lembrando que existem hoje no Brasil 32 mil pacientes aguardando um órgão. No Paraná a fila conta com cerca de 2 mil pessoas.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.