Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil será realizada entre os dias 8 e 28 de novembro. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é que, neste ano, sejam vacinadas 12,7 milhões de crianças contra a paralisia infantil no país. Em Londrina, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão atendimento especial com equipes mobilizadas para a campanha neste sábado (8), das 8h às 17h. No restante do mês a vacinação ocorrerá nos horários normais de funcionamento das unidades.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, informa que a campanha pretende atingir a cobertura de 95% do público-alvo, que abrange crianças de seis meses a menores de cinco anos. “A expectativa é de que sejam vacinadas no município, ao todo, cerca de 30 mil crianças contra a paralisia infantil e outras 27 mil contra o sarampo. Pedimos aos pais que tentem levar os filhos para tomar a vacina logo neste sábado, quando teremos equipes fazendo avaliação e atendimento exclusivos para a vacinação”.  

A vacina contra a poliomielite - doença infectocontagiosa responsável pela paralisia infantil – tem como alvo crianças de seis meses a crianças com idade inferior a cinco anos. Já a vacina contra o sarampo, a tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola, é dada a crianças de um ano a menores de cinco anos. A campanha terá disponíveis mais de 100 mil postos de saúde em todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos.

Neste ano a vacinação em Londrina será feita apenas nas UBSs. Além dessas duas vacinas, as unidades ainda vão oferecer outras que estiverem atrasadas. “É uma oportunidade também para colocar as vacinas de calendário em dia. Por isso é importante lembrar aos pais para que não se esqueçam de trazer a carteira de vacinação de seus filhos”, reforça Sônia Fernandes.

Poliomielite

Trata-se de uma doença infectocontagiosa grave que faz com que, na maior parte dos casos, as crianças adquiram lesões que afetam o sistema nervoso, podendo provocar paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Por efeito das campanhas de vacinação, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. Sua transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pelo indivíduo doente ao tossir, falar ou respirar. A única maneira de prevenção é a vacina. Desde 2000, foram registrados no país mais de 500 casos da doença, todos “importados”, sendo relacionados à vinda de turistas contaminados da Europa, Ásia e África.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.