Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segunda fase da campanha começa pela população com 90 anos de idade ou mais, e foi liberado o agendamento on-line para este grupo

A Prefeitura de Londrina iniciou ontem (9), às 15 horas, a vacinação da população idosa contra a Covid-19. Seguindo o Plano Municipal de Imunização, serão atendidos nesta primeira etapa aqueles que possuem 90 anos de idade ou mais. Até sexta-feira (12), a vacinação ocorre exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, na rua Via Láctea, 877. E no sábado (13), a vacinação será em formato drive-thru, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Para ser imunizado é preciso efetuar o cadastro on-line, aguardar a validação e, por fim, fazer o agendamento. Neste primeiro dia de vacinação dos idosos, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ligaram para alguns dos cadastros já validados e reservaram os horários na UBS por telefone. Mas os demais usuários que pertencem a essa faixa etária também podem agendar seu horário pela página exclusiva da Prefeitura, link www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/ .

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã desta terça-feira (9), 1.157 idosos com 90 anos ou mais foram cadastrados para a vacinação contra Covid-19. Todos estes cadastros já estão validados e aguardam o agendamento, que é feito pelo mesmo site.

Como o lote de vacinas enviado ao Município exclusivamente para este público-alvo contém 3.300 doses, a expectativa é vacinar 100% deste grupo nos próximos dias.

Para atingir esta meta, a UBS do Jardim do Sol tornou-se unidade exclusiva para vacinação de idosos e com horário de atendimento ampliado, das 9h às 21h. “Estamos abrindo somente nessa UBS justamente por ser uma população mais vulnerável à Covid-19, e é preciso evitar que eles tenham contato com outras pessoas. Por isso, a Prefeitura destina essa unidade como uma grande sala de vacinas, para atender exclusivamente a população com mais de 90 anos”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Um dos primeiros a receber a vacina na UBS do Jardim do Sol foi o senhor José de Gouveia, 91 anos. Ele estava acompanhado por seu filho e cuidador, Carlos de Gouveia, que comentou: “O cadastro foi rápido e fácil, estou muito satisfeito”.

E no sábado (13), a Prefeitura complementa este trabalho com vacinação em drive-thru, das 9h às 18h, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. “Já tivemos 1.157 cadastros de idosos acima de 90 anos, desde sábado, e sabemos que durante a semana teremos novos. Então lembramos a quem já fez o cadastro on-line de idosos com mais de 90 anos, que retorne no site da Prefeitura de Londrina pois o agendamento já está disponível. Todos foram validados e podem escolher seu horário de vacinação, seja na UBS do Jardim do Sol, ou sábado no Parque Ney Braga”, completou Machado.

Assim como na UBS do Jardim do Sol, durante a vacinação drive thru serão atendidos somente os usuários previamente agendados, com apresentação do formulário de agendamento impresso contendo o QR Code. Para esta ação, serão reservadas seis mil doses das vacinas. O endereço do Parque Ney Braga é avenida Tiradentes, 6.275.

E os idosos acamados também vão receber a vacina contra a Covid-19 nessa etapa da campanha. Conforme ocorre a validação, os cadastrados serão contatados pela equipe da SMS, para que a imunização seja feita na própria residência.

Indicação

Mesmo as pessoas que já tiveram diagnóstico de Covid-19 podem ser vacinadas. A recomendação é que a dose seja adiada para paciente na fase ativa da doença ou que esteja com quadro febril. Para vacinação com outros imunizantes, é sugerido um intervalo mínimo de 30 dias entre uma aplicação e outra.

As vacinas contra Covid-19 são adquiridas pelo Ministério da Saúde, e repassadas aos municípios pelo governo do Estado. Já a aplicação é coordenada de forma exclusiva pela Secretaria Municipal de Saúde. Para Londrina, foram encaminhadas, até o momento, cerca de 22 mil doses.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.