Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segunda fase da campanha começa pela população com 90 anos de idade ou mais, e foi liberado o agendamento on-line para este grupo

A Prefeitura de Londrina iniciou ontem (9), às 15 horas, a vacinação da população idosa contra a Covid-19. Seguindo o Plano Municipal de Imunização, serão atendidos nesta primeira etapa aqueles que possuem 90 anos de idade ou mais. Até sexta-feira (12), a vacinação ocorre exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, na rua Via Láctea, 877. E no sábado (13), a vacinação será em formato drive-thru, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Para ser imunizado é preciso efetuar o cadastro on-line, aguardar a validação e, por fim, fazer o agendamento. Neste primeiro dia de vacinação dos idosos, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ligaram para alguns dos cadastros já validados e reservaram os horários na UBS por telefone. Mas os demais usuários que pertencem a essa faixa etária também podem agendar seu horário pela página exclusiva da Prefeitura, link www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/ .

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã desta terça-feira (9), 1.157 idosos com 90 anos ou mais foram cadastrados para a vacinação contra Covid-19. Todos estes cadastros já estão validados e aguardam o agendamento, que é feito pelo mesmo site.

Como o lote de vacinas enviado ao Município exclusivamente para este público-alvo contém 3.300 doses, a expectativa é vacinar 100% deste grupo nos próximos dias.

Para atingir esta meta, a UBS do Jardim do Sol tornou-se unidade exclusiva para vacinação de idosos e com horário de atendimento ampliado, das 9h às 21h. “Estamos abrindo somente nessa UBS justamente por ser uma população mais vulnerável à Covid-19, e é preciso evitar que eles tenham contato com outras pessoas. Por isso, a Prefeitura destina essa unidade como uma grande sala de vacinas, para atender exclusivamente a população com mais de 90 anos”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Um dos primeiros a receber a vacina na UBS do Jardim do Sol foi o senhor José de Gouveia, 91 anos. Ele estava acompanhado por seu filho e cuidador, Carlos de Gouveia, que comentou: “O cadastro foi rápido e fácil, estou muito satisfeito”.

E no sábado (13), a Prefeitura complementa este trabalho com vacinação em drive-thru, das 9h às 18h, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. “Já tivemos 1.157 cadastros de idosos acima de 90 anos, desde sábado, e sabemos que durante a semana teremos novos. Então lembramos a quem já fez o cadastro on-line de idosos com mais de 90 anos, que retorne no site da Prefeitura de Londrina pois o agendamento já está disponível. Todos foram validados e podem escolher seu horário de vacinação, seja na UBS do Jardim do Sol, ou sábado no Parque Ney Braga”, completou Machado.

Assim como na UBS do Jardim do Sol, durante a vacinação drive thru serão atendidos somente os usuários previamente agendados, com apresentação do formulário de agendamento impresso contendo o QR Code. Para esta ação, serão reservadas seis mil doses das vacinas. O endereço do Parque Ney Braga é avenida Tiradentes, 6.275.

E os idosos acamados também vão receber a vacina contra a Covid-19 nessa etapa da campanha. Conforme ocorre a validação, os cadastrados serão contatados pela equipe da SMS, para que a imunização seja feita na própria residência.

Indicação

Mesmo as pessoas que já tiveram diagnóstico de Covid-19 podem ser vacinadas. A recomendação é que a dose seja adiada para paciente na fase ativa da doença ou que esteja com quadro febril. Para vacinação com outros imunizantes, é sugerido um intervalo mínimo de 30 dias entre uma aplicação e outra.

As vacinas contra Covid-19 são adquiridas pelo Ministério da Saúde, e repassadas aos municípios pelo governo do Estado. Já a aplicação é coordenada de forma exclusiva pela Secretaria Municipal de Saúde. Para Londrina, foram encaminhadas, até o momento, cerca de 22 mil doses.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios