Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades ocorrerão nas Unidades Básicas de Saúde, em sala de espera e grupos já existentes, além de empresas

Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde participa da campanha Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem. A data foi escolhida devido à comemoração, em 17 de novembro, do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O objetivo é alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Em Londrina, além de informar sobre a doença, as unidades aproveitam o momento para promover diversas ações em prol da saúde do homem de forma integral, abordando temas como tabagismo, alimentação saudável, atividade física, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e paternidade responsável.

As atividades são realizadas em empresas, sala de espera e grupos de saúde das UBSs e incluem a apresentação dos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde. Os homens também podem procurar a unidade para receber orientações sobre os fatores de risco para o câncer de próstata e as indicações para a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que o Novembro Azul é fundamental para a conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. “Sabemos que os homens, em via de regra, buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres, por isso a importância da campanha. As ações abordam diversos temas, em especial a prevenção ao câncer de próstata, que ainda é um assunto tabu entre os homens, pois muitos deixam de fazer a prevenção por desinformação, e o diagnóstico precoce e um tratamento adequado eleva as chances de cura”, disse.

Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria de Saúde, Juliana Marques, as ações do Novembro Azul realizadas pelo Município visam promover a saúde do homem, ressaltando a importância de ter qualidade de vida, buscando prevenção e promoção da saúde. “Falamos sobre a prevenção de ISTs, sobre os cuidados com alimentação e prática de atividades físicas, cessação de tabagismo, entre outros temas. As unidades também aproveitam a oportunidade para falar sobre os serviços ofertados por elas, como os testes rápidos e os grupos de atividades físicas”, apontou.

Programação

A UBS do Centro irá promover, amanhã (5), pela manhã, uma ação de sensibilização no Grupo Hiperdia, com orientações educativas sobre a importância de exames preventivos, dieta adequada e prática de atividade física. A mesma unidade vai realizar, no dia 29, pela manhã, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação da necessidade de coleta de PSA. A unidade também vai promover, em dias de coletas laboratoriais, orientações educativas sobre a importância de exames preventivos para a saúde do homem e importância de dieta adequada e prática de atividade física.

A UBS da Vila Nova irá realizar, na próxima quinta-feira (7), às 8 horas, uma palestra sobre o tema na empresa De Paula Parts Indústria e Comércio de Autopeças Ltda, que fica na Rua Seimu Oguido, 180.

Já a UBS do Padovani fará a confecção de materiais ilustrativos com dados de mortalidade e morbidade dos homens no Brasil, exposição de materiais relacionado à saúde do homem e veiculação, em sala de espera, de informações sobre tabagismo, etilismo e ISTs.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios