Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina é a primeira cidade brasileira a ter no calendário oficial do município uma Semana de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico

Para buscar formas de sensibilizar a população sobre as formas de tratamento de lúpus, doença crônica e autoimune, a secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, a diretora geral da Secretaria de Saúde, Suzana Verlingue Rodrigues, a presidente da Associação de Mulheres É hora de Viver, Sandra Maria de Souza, a supervisora do Conselho Regional de Farmácia, Maria Madalena Sbizera, e a assessora da vereadora Elza Correia, Evandra Ravieri, se reuniram hoje (29), na sede da Prefeitura.

O intuito foi discutir as ações que serão desenvolvidas para marcar o “Dia Mundial de Atenção aos Doentes de Lúpus”, celebrado em 10 de maio. No dia 9 de maio, o grupo vai se reunir no Calçadão da cidade (Avenida Paraná), para esclarecer a comunidade sobre a doença, entregar panfletos e os alunos do Conselho Regional de Farmácia  vão verificar a pressão daqueles que desejarem. A expectativa é de que mais de 100 pessoas participem da ação.

De acordo com a 17ª Regional, em Londrina, há 350 pessoas cadastradas para receberem o medicamento para o tratamento do lúpus.  “Sabemos que há muitas pessoas que têm vergonha de terem a doença e, por isso, não procuram o medicamento na rede pública. Nossa intenção é falar a respeito do lúpus para que todos saibam que têm esse direito”, disse a representante do Conselho de Farmácia.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres explicou que é necessário integrar ações de sensibilização com a Prefeitura, especificamente com a sua pasta, porque 90% das pessoas que têm a doença são do sexo feminino. “Temos que nos reunir e debater o lúpus, porque a maioria dos lúpicos são mulheres e elas sofrem violência doméstica por terem a doença. Tem casos em que o companheiro desistiu do casamento depois que a mulher desenvolveu o lúpus; em outros, o homem se sentiu no direito de trair a esposa ou agredi-la”, explicou Sônia.

Para a lúpica e presidente da Associação de Mulheres É hora de Viver, o mais difícil é conviver com o preconceito das pessoas. “Eu descobri que tinha lúpus em 2009, mas já deveria ter a doença antes e não sabia. É muito difícil lidar com ela, porque é instável e cada dia a gente morre um pouquinho. Eu participo das ações de sensibilização, porque quero ajudar aqueles que ainda não a conhecem e podem tê-la, além de falar que o lúpus não é contagioso, porque muitos acham que é e que é frescura, exagero, que é feio”, comentou Sandra Maria.

Sobre as ações do Dia Oficial

Londrina é a primeira cidade do Brasil a ter decretado o dia 10 de maio no calendário de comemorações oficiais do município para alertar sobre o lúpus. Nesta data é comemorado o Dia Mundial de Atenção aos Doentes de Lúpus. A Lei n° 12.148, de autoria da vereadora Elza Correia, foi sancionada ano passado pelo prefeito Alexandre Kireeff e institui uma Semana de Conscientização sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que vai do dia 4 ao dia 10 maio.

A Prefeitura, em conjunto com as entidades da área, vai realizar o 1º Encontro Regional sobre lúpus no dia 4 de julho, das 9h às 12h, na Câmara de Vereadores, onde haverá uma mesa redonda para falar sobre a importância da reumatologia no tratamento do lúpus. Estão convidados representantes da Associação de Reumatologia, Associação Médica, nefrologistas, dermatologistas, sociedade civil e representantes do poder público.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.