Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O reconhecimento é fruto do sucesso da prática terapêutica na Rede Básica de Saúde de Londrina

Ontem (3), um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde foi certificado com menção honrosa no 30º Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, realizado em Foz do Iguaçu. O êxito foi alcançado com o trabalho intitulado “Programa Municipal de Fitoterapia: Londrina no contexto das práticas integrativas e complementares”, apresentado na Mostra de Experiências Municipais em Saúde Pública: “Paraná: aqui tem SUS”, que integra o evento.

A menção honrosa ao programa londrinense é fruto dos bons resultados obtidos pelo Programa Municipal de Fitoterapia, prática terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas. Trata-se de uma forma de terapia medicinal que vem crescendo nos últimos anos. O Programa Municipal foi oficializado em agosto de 2003 e hoje está presente em 14 unidades de saúde, consideradas unidades-piloto, sendo 13 na zona rural e uma na zona urbana (UBS El Dorado).

Através dele, são disponibilizados conhecimentos e produtos fitoterápicos para uso na Rede Básica de Saúde de Londrina, diminuindo o uso de medicamentos alopáticos e seus possíveis efeitos colaterais, além de oferecer outras alternativas terapêuticas. Também estimula a prática adequada da Fitoterapia em comunidades e nos serviços, atende patologias não incluídas na cesta básica, institui plantas medicinais na Rede de Saúde e capacita equipes de profissionais da saúde (médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários).

As atividades foram ganhando corpo no decorrer dos anos e a experiência aponta resultados positivos baseados nos relatos e avaliação clínica com os fitoterápicos em uso, além do interesse de instituições que buscam parcerias, confirmando o uso da Fitoterapia como terapêutica relevante, com tratamentos menos custosos e eficácia comprovada.

O trabalho gratificado com a menção foi idealizado pelos servidores Rosilene Aparecida Machado, que fez a apresentação, Sonia Hutul Silva, Rui Cépil Diniz, Mara Lucia Rocha, Bruna Aparecida dos Reis, Gisela Luppi Noivo Aroceno e Adriana Cerqueira Faddul. Outro programa municipal também foi apresentado no evento com o tema “O uso do SIG como ferramenta para o planejamento e gestão em Saúde”.

Estimular trabalhos bem-sucedidos no SUS

A Mostra tem como objetivo incentivar os municípios a divulgarem suas experiências e promover o intercâmbio de trabalhos inovadores e bem sucedidos no SUS, visando fortalecer as ações por meio de soluções criativas no campo da gestão pública ou regional. A finalidade é a consolidação dos direitos dos cidadãos à saúde.

O Congresso

A 30ª edição do Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde foi realizada pelo COSEMS Paraná com o tema “Gestão do Trabalho: cuidando de quem cuida”. O evento tem como objetivo buscar melhores soluções para as necessidades apontadas para fazer um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais equânime, universal e de qualidade. Participam do evento gestores, profissionais, docentes, estudantes da área da Saúde dos 399 municípios paranaenses.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.