Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Teve início, ontem (14), a edição londrinense do Mutirão de Cidadania, sediado na Praça Tomi Nakagawa. Realizado pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Londrina, o Mutirão de Cidadania reúne diversos serviços públicos para toda a comunidade londrinense, além de atrações culturais e gastronômicas. A ação ocorre das 9 às 17 horas, e prossegue até amanhã (16).

Segundo o coordenador do Mutirão da Cidadania pela Prefeitura de Londrina, Leandro Rosa, o principal objetivo da iniciativa é aproximar a população dos serviços públicos. “Esse mutirão é resultado de uma parceria entre o governo estadual e o Município, que visa promover o acesso às ações públicas, tanto estaduais como municipais, para toda a comunidade londrinense. Inclusive o local escolhido para sediar o Mutirão da Cidadania é a Praça Tomi Nakagawa, com uma localização central, bem próxima do terminal urbano, justamente para facilitar a vinda de pessoas de todas as regiões da cidade”, destacou.

Na programação de hoje (15), a população terá performances de contação de histórias, às 10 e 14 horas. A Escola Municipal de Dança de Londrina apresenta cenas de “A Bela Adormecida”, a partir das 15 horas. O projeto "Circulação Bloco Bafo Quente - O Carnaval é o Ano Todo", patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), leva ao mutirão shows do Centro Londrinense de Arte Circense (CLAC) e o Bloco Bafo Quente, às 18h15.

Haverá ainda uma exposição de carros antigos, que começa às 17 horas. No mesmo horário, chegam os food trucks, com diversas opções gastronômicas para o público. Por fim, às 20 horas, é a vez do Grupo Sansey apresentar a arte do Taiko, que são os milenares instrumentos japoneses de percussão.  

Ações municipais - Diversas secretarias e órgãos municipais estão presentes no mutirão. Dentre elas, a Secretaria Municipal de Saúde que, em parceria com o movimento internacional da Cruz Vermelha, está oferecendo avaliação odontológica contra o câncer bucal, orientação nutricional, testes rápidos de HIV e hepatite. A comunidade está sendo orientada quanto ao uso consciente de medicamentos, e também sobre as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e febre amarela.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) está realizando cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, para quem comparecer com a Carteira de Trabalho em mãos. A população pode obter também orientações sobre como receber o seguro-desemprego.

Já a Secretaria Municipal de Educação está participando com contação de histórias, matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), cadastro de alunos para a rede municipal de educação, incluindo a Central de Vagas da Educação Infantil e para Educação de Jovens e Adultos (EJA); entre outros serviços.

Uma equipe do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) está no Mutirão da Cidadania, registrando reclamações, denúncias e orientando os consumidores. O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) oferece orientações sobre o programa Compra Londrina, e, juntamente com a Agência Fomento Paraná, atende os microempreendedores individuais (MEIS) para regularizar seu cadastro e oferecer o microcrédito orientado.

Itens produzidos por empreendedores do Programa Municipal de Economia Solidária estão à venda, em estandes, durante o Mutirão. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está distribuindo mudas de árvores, e levou ao evento o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental. Por meio deste projeto, as crianças aprendem sobre o meio ambiente, utilizando os materiais informativos como livros e filmes.

Para divertir as crianças e os adolescentes, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) montou camas elásticas, mini quadra de basquete, futebol, e um tabuleiro gigante de xadrez, promovendo a prática esportiva. E a equipe da Gerência de Educação no Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levou ações lúdicas, como jogos e brincadeiras, para conscientizar a população, em especial as crianças, sobre as regras de trânsito.

Também participam do evento as secretarias municipais de Defesa Social, com a Guarda Municipal; de Cultura, com apresentações de projetos patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic); e de Obras e Pavimentação.

Serviços do Estado – Diversos órgãos e entidades do governo do Estado participam da edição londrinense do Mutirão da Cidadania, a primeira a ocorrer fora da capital. Um dos serviços com maior procura é o de emissão do documento de identidade, que é fornecida na hora e sem custo pelo Instituto de Identificação do Paraná, dentro do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, próximo à praça Tomi Nakagawa. Pode ser solicitada a primeira ou segunda via do documento; basta apresentar, se solteiro, a via original da certidão de nascimento, ou, no caso de pessoas casadas, o original da certidão de casamento.

O coordenador municipal do Mutirão da Cidadania explicou que para obter a segunda vida da carteira de identidade, é preciso levar um boletim de ocorrência informando o furto, perda ou roubo do documento. “Caso a pessoa ainda não tenha feito o boletim de ocorrência, a Polícia Civil conta com uma delegacia móvel no Mutirão, que oferece esse e outros atendimentos, emitindo o boletim na mesma hora. Dada a grande procura, nossa expectativa é que nestes três dias sejam fornecidas cerca de duas mil carteira de identidade”, contou.

O Corpo de Bombeiros trouxe ao Mutirão da Cidadania dois cães utilizados na busca terrestre de pessoas, Akira e Honda, sendo um da raça pastor belga e o outro, labrador. A comunidade também pode conhecer o caminhão ABTR, equipado com vários serviços de última geração.

A Polícia Militar (PM) também participa do evento, com diversos departamentos e projetos. O público está conhecendo alguns animais que pertencem ao canil da PM, e também da cavalaria, que inclui mini horses e pôneis. Estão presentes os integrantes da 2ª Companhia de Policiamento de Bicicletas; do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, com exposição de equipamentos como o bambi bucket, utilizado em resgate na água; Polícia Rodoviária; PROERD; Polícia Ambiental e outros.

O Detran/PR participa da ação, com orientação e informações sobre o processo para obter a carteira de habilitação. E a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ) está efetuando o cadastro de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, no programa Identidade Jovem (ID Jovem). O documento possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Em Londrina, mais de 20 mil jovens têm direito a esse benefício.

A Sanepar está atendendo a população com bebedouro de água, e irá prestar serviços comerciais e informações sobre o programa Tarifa Social. Além disso, dará orientações socioambientais com o ônibus EcoExpresso, que apresenta o projeto “Do Rio ao Rio”, por meio de maquete dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto.

E a Copel está prestando atendimento presencial aos clientes, com todos os serviços que são disponibilizados nas agências convencionais. Além disso, dois educadores dão dicas sobre o uso consciente da energia elétrica, apresentando músicas e promovendo um bate-papo com visitantes que frequentam o evento com suas famílias ou em excursões escolares.

As demais secretarias e órgãos estaduais participantes são Defesa Civil, e as secretarias estaduais de Educação, Saúde, Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

Programação Cultural:

15/3- Quinta-feira:
10 horas - Contação de História
14 horas - Contação de História
15 horas - Escola de Dança de Londrina
18h15 - Projeto "Circulação Bloco Bafo Quente - O Carnaval é o Ano Todo" / Shows com CLAC (Centro Londrinense de Arte Circense) e Bloco Bafo Quente (Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROMIC)
20 horas - Apresentação de Taiko - Grupo Sansey
 
16/3 – Sexta-feira
9 horas - Apresentação do Ballet de Londrina e da Escola Municipal de Dança de Londrina (FUNCART)
10 horas - Contação de História
11 horas - Apresentação Associação Solidariedade Sempre
14 horas - Contação de História
19 horas - Apresentação da dupla Igor e Léo

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios