Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Teve início, ontem (14), a edição londrinense do Mutirão de Cidadania, sediado na Praça Tomi Nakagawa. Realizado pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Londrina, o Mutirão de Cidadania reúne diversos serviços públicos para toda a comunidade londrinense, além de atrações culturais e gastronômicas. A ação ocorre das 9 às 17 horas, e prossegue até amanhã (16).

Segundo o coordenador do Mutirão da Cidadania pela Prefeitura de Londrina, Leandro Rosa, o principal objetivo da iniciativa é aproximar a população dos serviços públicos. “Esse mutirão é resultado de uma parceria entre o governo estadual e o Município, que visa promover o acesso às ações públicas, tanto estaduais como municipais, para toda a comunidade londrinense. Inclusive o local escolhido para sediar o Mutirão da Cidadania é a Praça Tomi Nakagawa, com uma localização central, bem próxima do terminal urbano, justamente para facilitar a vinda de pessoas de todas as regiões da cidade”, destacou.

Na programação de hoje (15), a população terá performances de contação de histórias, às 10 e 14 horas. A Escola Municipal de Dança de Londrina apresenta cenas de “A Bela Adormecida”, a partir das 15 horas. O projeto "Circulação Bloco Bafo Quente - O Carnaval é o Ano Todo", patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), leva ao mutirão shows do Centro Londrinense de Arte Circense (CLAC) e o Bloco Bafo Quente, às 18h15.

Haverá ainda uma exposição de carros antigos, que começa às 17 horas. No mesmo horário, chegam os food trucks, com diversas opções gastronômicas para o público. Por fim, às 20 horas, é a vez do Grupo Sansey apresentar a arte do Taiko, que são os milenares instrumentos japoneses de percussão.  

Ações municipais - Diversas secretarias e órgãos municipais estão presentes no mutirão. Dentre elas, a Secretaria Municipal de Saúde que, em parceria com o movimento internacional da Cruz Vermelha, está oferecendo avaliação odontológica contra o câncer bucal, orientação nutricional, testes rápidos de HIV e hepatite. A comunidade está sendo orientada quanto ao uso consciente de medicamentos, e também sobre as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e febre amarela.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) está realizando cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, para quem comparecer com a Carteira de Trabalho em mãos. A população pode obter também orientações sobre como receber o seguro-desemprego.

Já a Secretaria Municipal de Educação está participando com contação de histórias, matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), cadastro de alunos para a rede municipal de educação, incluindo a Central de Vagas da Educação Infantil e para Educação de Jovens e Adultos (EJA); entre outros serviços.

Uma equipe do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) está no Mutirão da Cidadania, registrando reclamações, denúncias e orientando os consumidores. O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) oferece orientações sobre o programa Compra Londrina, e, juntamente com a Agência Fomento Paraná, atende os microempreendedores individuais (MEIS) para regularizar seu cadastro e oferecer o microcrédito orientado.

Itens produzidos por empreendedores do Programa Municipal de Economia Solidária estão à venda, em estandes, durante o Mutirão. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está distribuindo mudas de árvores, e levou ao evento o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental. Por meio deste projeto, as crianças aprendem sobre o meio ambiente, utilizando os materiais informativos como livros e filmes.

Para divertir as crianças e os adolescentes, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) montou camas elásticas, mini quadra de basquete, futebol, e um tabuleiro gigante de xadrez, promovendo a prática esportiva. E a equipe da Gerência de Educação no Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levou ações lúdicas, como jogos e brincadeiras, para conscientizar a população, em especial as crianças, sobre as regras de trânsito.

Também participam do evento as secretarias municipais de Defesa Social, com a Guarda Municipal; de Cultura, com apresentações de projetos patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic); e de Obras e Pavimentação.

Serviços do Estado – Diversos órgãos e entidades do governo do Estado participam da edição londrinense do Mutirão da Cidadania, a primeira a ocorrer fora da capital. Um dos serviços com maior procura é o de emissão do documento de identidade, que é fornecida na hora e sem custo pelo Instituto de Identificação do Paraná, dentro do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, próximo à praça Tomi Nakagawa. Pode ser solicitada a primeira ou segunda via do documento; basta apresentar, se solteiro, a via original da certidão de nascimento, ou, no caso de pessoas casadas, o original da certidão de casamento.

O coordenador municipal do Mutirão da Cidadania explicou que para obter a segunda vida da carteira de identidade, é preciso levar um boletim de ocorrência informando o furto, perda ou roubo do documento. “Caso a pessoa ainda não tenha feito o boletim de ocorrência, a Polícia Civil conta com uma delegacia móvel no Mutirão, que oferece esse e outros atendimentos, emitindo o boletim na mesma hora. Dada a grande procura, nossa expectativa é que nestes três dias sejam fornecidas cerca de duas mil carteira de identidade”, contou.

O Corpo de Bombeiros trouxe ao Mutirão da Cidadania dois cães utilizados na busca terrestre de pessoas, Akira e Honda, sendo um da raça pastor belga e o outro, labrador. A comunidade também pode conhecer o caminhão ABTR, equipado com vários serviços de última geração.

A Polícia Militar (PM) também participa do evento, com diversos departamentos e projetos. O público está conhecendo alguns animais que pertencem ao canil da PM, e também da cavalaria, que inclui mini horses e pôneis. Estão presentes os integrantes da 2ª Companhia de Policiamento de Bicicletas; do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, com exposição de equipamentos como o bambi bucket, utilizado em resgate na água; Polícia Rodoviária; PROERD; Polícia Ambiental e outros.

O Detran/PR participa da ação, com orientação e informações sobre o processo para obter a carteira de habilitação. E a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ) está efetuando o cadastro de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, no programa Identidade Jovem (ID Jovem). O documento possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Em Londrina, mais de 20 mil jovens têm direito a esse benefício.

A Sanepar está atendendo a população com bebedouro de água, e irá prestar serviços comerciais e informações sobre o programa Tarifa Social. Além disso, dará orientações socioambientais com o ônibus EcoExpresso, que apresenta o projeto “Do Rio ao Rio”, por meio de maquete dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto.

E a Copel está prestando atendimento presencial aos clientes, com todos os serviços que são disponibilizados nas agências convencionais. Além disso, dois educadores dão dicas sobre o uso consciente da energia elétrica, apresentando músicas e promovendo um bate-papo com visitantes que frequentam o evento com suas famílias ou em excursões escolares.

As demais secretarias e órgãos estaduais participantes são Defesa Civil, e as secretarias estaduais de Educação, Saúde, Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

Programação Cultural:

15/3- Quinta-feira:
10 horas - Contação de História
14 horas - Contação de História
15 horas - Escola de Dança de Londrina
18h15 - Projeto "Circulação Bloco Bafo Quente - O Carnaval é o Ano Todo" / Shows com CLAC (Centro Londrinense de Arte Circense) e Bloco Bafo Quente (Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROMIC)
20 horas - Apresentação de Taiko - Grupo Sansey
 
16/3 – Sexta-feira
9 horas - Apresentação do Ballet de Londrina e da Escola Municipal de Dança de Londrina (FUNCART)
10 horas - Contação de História
11 horas - Apresentação Associação Solidariedade Sempre
14 horas - Contação de História
19 horas - Apresentação da dupla Igor e Léo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.