Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, na sexta-feira (12), o resultado do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. Segundo os dados, o índice ficou em 0,3%. Com isso, Londrina deixou a situação de alerta epidemiológico, visto que abaixo de 1%, o Ministério da Saúde considera o percentual satisfatório.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, este foi o menor índice dos últimos três anos e meio. “Há muito tempo Londrina não conseguia um número desses, de 0,3%, que considero uma conquista fantástica de todos.”, explicou.  

De acordo com os dados oficiais, houve redução de 85% no índice em comparação com o último levantamento, realizado em abril deste ano, que era de 2% de infestação.  Dos 9.449 imóveis vistoriados, o maior índice de infestação foi na região central, que registrou 0,78%. Na sequência, aparecem as regiões oeste (0,28%), norte (0,27%), sul (0,25%) e leste (0,21%). 


Segundo os dados, 37,1% dos criadouros foram encontrados predominantemente em recipientes plásticos, garrafas e latas em ambientes peridomiciliares, isto é, em área compreendida em um raio de até 50 metros em torno do domicílio. Por outro lado, 31,4% deles eram da categoria de Depósitos Móveis, que inclui materiais como vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros.

Durante o 3º LIRAa de 2016, realizado de 1 a 5 de agosto, o setor de Endemias inspecionou 9.449 imóveis da área urbana, abrangendo 183 localidades de todas as regiões do Município. 

A diminuição expressiva do índice de proliferação do mosquito só foi possível devido a forte mobilização que está sendo realizada junto à comunidade. Isso vem ocorrendo por meio de diversas ações e trabalhos coletivos desenvolvidos com o suporte de uma rede de parcerias que inclui esforços de secretarias municipais, associações de bairro, empresas, igrejas, escolas, sociedade civil e várias entidades locais.

Dicas de combate à dengue - É possível combater o mosquito através de medidas simples como acondicionar o lixo de maneira correta; colocar areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpar o bebedouro dos cachorros e gatos; remover as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; manter a caixa de água tampada; limpar lajes e locais que acumulam água e jogar latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados, além de matar seus quintais limpos.

Informações N.Com/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.