Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todas as crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas. Vacina estará disponível de forma permanente na rede municipal de saúde

A rede municipal de saúde conta com uma nova vacina permanente em seu calendário básico de imunização. A partir de ontem (1), todas as crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra a hepatite A em qualquer unidade básica de saúde (UBS) de Londrina. “É importante lembrar que a criança pode ser vacinada até um dia antes de completar dois anos”, frisou a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes.

Esta faixa etária é priorizada por ser mais suscetível ao contágio. “A hepatite A costuma ser mais grave para as crianças. Segundo o Ministério da Saúde, a idade indicada para que o paciente possa tomar a vacina é a partir de um ano”, explicou a coordenadora de imunização.

Inicialmente, a previsão é de que cada paciente receba uma dose única da vacina. A imunização pode ser aplicada concomitantemente com outras vacinas, não havendo qualquer risco.

A importância de prevenir

A hepatite A é uma doença infecciosa, causada pelo vírus VHA, que se não for tratada pode evoluir para um quadro negativo. “Apesar de ser considerada a mais benigna das hepatites, há ocasiões em que a doença pode levar à internação ou ao óbito”, destacou Sônia.

O contágio da hepatite A é realizado pela via fecal-oral. Ou seja, se uma pessoa contaminada não realiza a higiene de suas mãos corretamente e entra em contato com água ou alimentos, pode acabar passando o vírus para alguém. Entre os sintomas da doença incluem-se febre, náusea, vômitos, urina escura, fezes esbranquiçadas e icterícia (pigmentação amarelada na epiderme e tecido conjuntivo dos olhos).

O vírus VHA pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Além disso, é resistente a mudanças ambientais e pode resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos. Após passar por uma infecção, a pessoa desenvolve imunidade contra a hepatite A pelo resto da vida. No entanto, caso nunca tenha sido infectado pelo vírus VHA, o contágio pode ocorrer na idade adulta, razão pela qual a imunização das crianças também é importante para proteger as pessoas ao seu redor. “A vacina é segura e eficaz na prevenção da doença”, lembrou a coordenadora de imunização.

NC/PML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.