Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Haverá exposições sobre o Aedes aegypti e mostruários do caramujo africano, esquistossomose e bicho barbeiro; também foram divulgados os dados da dengue em Londrina

Na próxima terça-feira (18), a partir das 9 horas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, realiza uma exposição sobre o mosquito Aedes aegypti  em um evento cultural organizado pela comunidade do Jardim Nova Esperança, na região sul de Londrina. Haverá várias oficinas socioeducativas tendo como assunto principal o meio ambiente. As ações serão desenvolvidas na Rua Sebastião Pedroso de Moraes, 245.

No local, os agentes de endemias montarão exposições de mostruários do caramujo africano, da esquistossomose e bicho barbeiro. A população também vai receber informações sobre a leishmaniose e orientações, através de maquetes, sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti. “A exposição do larvário demonstra o ciclo evolutivo do mosquito, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto. “Haverá ainda demonstração do quintal certo e errado e exposição de materiais lúdicos que representam os materiais que podem acumular água, servindo de criadouros para o mosquito”, informou a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos.

A população também receberá panfletos, que contém diversas informações sobre as endemias. O objetivo da ação é levar informações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. “Estamos chegando no período do frio e é fundamental que as pessoas não se descuidem, também no inverno, para que não haja um epidemia durante o verão”, frisou Lucimara.

2º LIRAa

Nesta semana os agentes de endemias do Município e os servidores do Ministério da Saúde estão realizando o trabalho de campo para elaboração do 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017.  As atividades começaram na segunda-feira (10) e devem ser finalizadas até a próxima segunda-feira (17), por conta do feriado da Sexta-Feira Santa, celebrado no dia 14 de abril. “Dependendo das condições climáticas nos próximos dias, a finalização da primeira etapa do levantamento pode ser prorrogada ainda um pouco mais”, disse Lucimara.

A ação será feita em cerca de nove mil imóveis de 185 localidades da área urbana, incluindo residências, comércios e terrenos baldios, onde são verificadas, nas amostras de água parada, se há larvas de mosquitos. Quando são encontradas larvas, elas são encaminhadas para análise em laboratório, a fim de identificar se a larva é do Aedes aegypti ou de outro mosquito. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, que também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes.

Números da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, ontem (12), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.437 notificações relacionadas à doença. Deste total, 20 casos foram confirmados e 1.047 descartados. Outros 370 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Dayane Albuquerque e Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.