Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A data de 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o mês de setembro diversas ações com a comunidade em prol da conscientização para a doação de órgãos. As atividades foram desenvolvidas pelas equipes de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para fortalecer a divulgação relativa ao Setembro Verde.
 

Isso porque a data de 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Por isso, durante os grupos de atividades físicas, de dor crônica, de caminhada, alongamento e outros, assim como em encontros com os funcionários da saúde foi trabalhado o assunto.Segundo a gerente regional da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Elisângela Bazzo, para que as ações fossem realizadas, os educadores físicos e psicólogos do município passaram por uma capacitação no ano passado.Eles receberam mais informações com os profissionais da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que também deram camisetas para a divulgação do mês.
 

Elisângela ressaltou que quanto mais esclarecimento as pessoas tiverem, mais podem combater os mitos e medos que ainda existem em relação ao tema. “Como nas unidades básicas há um vínculo grande entre os profissionais e os pacientes é importante debatermos esse assunto. Assim, quando acontecer algo com alguém próximo os familiares já terão conversado sobre a doação de órgãos e poderão saber a opinião e o desejo do parente falecido”, explicou.
Ana Paula Hedler NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios