Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agentes de endemias concluíram o trabalho de campo na semana passada; próxima etapa é fazer a análise das amostras coletadas

A coordenação de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde terminou o trabalho de campo necessário para elaborar o 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. A ação foi realizada na semana passada, de 2 a 6 de julho, e a estimativa é que o resultado seja divulgado para a sociedade dentro de duas semanas.

A vistoria foi feita em cerca de nove mil imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, de 201 localidades da zona urbana. Aproximadamente 200 agentes municipais de endemias e do Ministério da Saúde atuam no levantamento. A gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, adiantou que na maioria das localidades vistoriadas foram encontrados focos de mosquito.

Nesta semana tem início a análise das larvas encontradas, para saber se trata-se do Aedes aegypti - transmissor da dengue e outras doenças - ou de outra espécie. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, os quais também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes “Durante o trabalho de campo, os agentes fazem a vistoria a procura de água parada e de focos do mosquito. Quando são encontrados, eles fazem o recolhimento da amostra e enviam para o laboratório, para identificar se é do Aedes aegypti ou de outro mosquito”, explicou.

Sobre o levantamento

O LIRAa é um mapeamento rápido que permite identificar como está a infestação por Aedes aegypti no município.  Também possibilita identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos (de focos) são predominantes na área. Com o resultado, é possível planejar as ações de controle que serão adotadas, principalmente em áreas críticas.

O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta e superior a 4% há risco de surto de dengue.

Resultado anterior

O 2º LIRAa do ano apontou o índice de Infestação Predial de 4,7%, que significa que em cada 100 imóveis vistoriados na cidade foram encontrados focos em mais de quatro. O resultado, divulgado no dia 26 de abril, apontou situação de risco para uma um epidemia de dengue em Londrina.

Dayane Albuquerque/NC/PML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.