Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina irá sediar o “XXXII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná”, que será realizado nos dias 5 e 6 de abril, a partir das 8 horas, no Anfiteatro Cyro Grossi da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O tema central de discussão é a integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde. O prefeito Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin participam da abertura, prevista para as 13h30, na terça-feira (5). A expectativa de público é aproximadamente 500 pessoas.

O anúncio da realização do Congresso Estadual em Londrina foi feito na manhã desta quinta-feira (31), durante coletiva de imprensa concedida no decorrer de reunião do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems), realizada na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).

Para o prefeito Alexandre Kireeff, atrair para Londrina a discussão de experiências do Estado do Paraná, focadas em torno da busca por soluções que visem potencializar a capacidade de atuação das equipes da Atenção Básica e de Vigilância em Saúde de cada município, é de extrema importância, pois resulta em melhor qualidade do serviço ofertado à população. “Nosso objetivo é atrair esta discussão para Londrina, para que as experiências dos municípios paranaenses sejam apresentadas e soluções sejam desenvolvidas e implantadas, tanto em Londrina quanto nos outros municípios do Estado do Paraná”, disse.

Durante o Congresso, serão discutidas as estratégias necessárias para que as secretarias municipais de saúde possam conter o avanço das doenças endêmicas e epidêmicas que estão ocorrendo em todo o Brasil, principalmente as provadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, febre chikungunya e zíka vírus. Também serão discutidas outras doenças, como a H1N1.

O congresso é realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), com apoio da Prefeitura de Londrina, governos Federal e Estadual, UEL e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Para participar, é necessário fazer inscrição pela internet, no portal

eletrônico www.cosemspr.org.br.

“Londrina sediar este congresso representa um momento simbólico de reaproximação de nosso município a essa intensa movimentação das secretarias municipais de Saúde do Paraná, coordenadas pelo COSEMS, que sempre atuou na defesa dos interesses dos municípios de nosso Estado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin.

Plano Diretor para a Saúde – O prefeito Kireeff aproveitou a oportunidade para anunciar que o Município iniciou o desenvolvimento do Plano Diretor para a Saúde de Londrina, para os próximos 20 anos. Segundo Kireeff, o Plano aborda diversos eixos, entre eles a Atenção Básica da Saúde e o planejamento da Urgência e Emergência. “Este plano leva em consideração, principalmente, o desenvolvimento demográfico projetado para os próximos 20 anos, a mudança do perfil da população e as perspectivas de mudança de comportamento epidemiológico das diversas endemias”, disse.

Kireeff informou também que a meta é que o Plano seja finalizado até setembro, para que o Município tenha um planejamento institucionalizado, de médio e longo prazo de investimentos, tanto em infraestrutura, quanto em recursos humanos, por este período de anos.

Programação do Congresso - No período da manhã, a partir das 9 horas, acontece a reunião ordinária do COSEMS e reunião de diretores da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA). Na sequência, às 10h30, será realizada a reunião ordinária da Comissão Ingergestores Bipartite (CIB).

À tarde, às 13h30, está programada a abertura do encontro, com a presença do prefeito Alexandre Kireeff; secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, além de representantes do Ministério da Saúde/Governo Federal; da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA)/Governo do Paraná; Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS); CONASEMS e COSEMS. Também foram convidados secretários municipais de Saúde de 399 municípios do Paraná.

A partir das 14h15, a programação contempla a realização do seminário “Integração das Ações da Atenção Básica e da Vigilância Em Saúde com vistas à Integralidade da Atenção e do Cuidado da Saúde dos Cidadãos”. O objetivo é debater, com os presentes, como concretizar a integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde, na ótica de cada uma das instituições convidadas, considerando o papel protagonista da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Também pretende-se discutir como retratar esta integração na revisão da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB).

O segundo dia do encontro, 6 de abril, das 9 às 12 horas, será dedicado a realização de quatro oficinas, com os temas: Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Dengue, Chikungunya e Zika vírus; Vigilância Sanitária e Atenção Básica: É Possível Integrar? e Programa Nacional de Imunização.

No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá a Construção Coletiva do Plano de Ação, que irá substituir a Carta de Compromissos que tradicionalmente é aprovada como diretrizes para as ações no Estado e municípios paranaenses. Este Plano deverá refletir as sínteses extraídas das oficinas e seminário de abertura do Congresso, de modo que os municípios, o Estado e a União levem consigo as ações integradas com indicação federativa de responsabilidade e cronograma de cumprimento, dando unidade a tão almejada integração das ações nos territórios vivos do Estado.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.