Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Índice atual corresponde a 4,8%; região leste é  a de maior alerta, com 5.66%

O segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 apontou diminuição do índice da dengue no município, quando comparado ao mesmo período em anos anteriores. O índice atual aponta o percentual de 4,8%. No mesmo período,  em 2014, o índice foi  6,3% e em 2013, 6,2%. Além disso, também houve uma redução no índice, em relação ao primeiro LIRAa do ano, divulgado em janeiro de 2015, o qual apontou 10,1% de infestação.

Os dados foram divulgados pelo secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, ontem, 22. O secretário atribuiu a diminuição do índice ao trabalho dos agentes de endemias que, constantemente, têm feito visitas nos domicílios e comércio e também, a retirada mecânica dos criadouros, além do trabalho de conscientização, realizado constantemente.

A região de maior alerta, apontada no levantamento de abril, foi a leste (5,66%), seguida da região oeste (5,31%), sul (4,67%), central (4,46%) e norte (4,17). Os bairros registram índices mais preocupantes, são:  Aquiles, na região norte, com 6,85%; Vila Brasil, na região central, com 6,81%; o Lindóia, região leste, com 9,06%; Santiago, na oeste, com 8,87% e o Pind, região sul, com 7,89%.

Por esse motivo, mesmo havendo uma diminuição no índice de infestação do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde, já iniciou, ontem (22), ações de combate à dengue. Elas serão predominantes nos bairros de maior incidência. “Serão realizadas limpeza e retirada dos criadouros. O fumacê também está sendo estudado pela Secretaria”, disse o secretário Mohamad.

Os criadouros continuam sendo 42,2% em latas, garrafas e plásticos e 31,8% em bebedouros de animais, vasos de plantas e pequenos objetos removíveis. “São locais onde a própria população pode evitar que tenham criadouros do mosquito da dengue”, ressaltou o secretário. Ele pediu, ainda, a colaboração da população na luta contra a dengue. “Precisamos que a população nos ajude, retirando o lixo, as garrafas, a água parada nos vasos de plantas e bebedouros de animais, não podemos contar só com os agentes”, disse.

O secretário informou ainda que, o município está preparado para dar atendimento à população acometida pela doença. Ele adiantou, também, que a Secretaria planeja ampliar o número de agentes de endemias. Segundo o secretário, o município necessita da contratação de cerca de 110 agentes.

Sobre o LIRAA

O levantamento aconteceu no período de 13 a 17 de abril. Foram  programados 8.862 imóveis e trabalhados 9.220 imóveis no perímetro urbano. Foram encontrados 569 focos em 439 imóveis. Destes, 86,5% em residências e comércios e 13,5% em terrenos baldios.

Ações

Serão intensificados os trabalhos de orientação e educação em 22.070 imóveis, em 20 localidades: Chácaras São Miguel e Eucaliptos, Jd. Aragarça, Santiago, Paraíso, Monte Carlo, Kase, Saltinho, Jd. Do Sol, Posto Esplanada, Heimtal, Tókio, Maristela, Residencial Catuaí, Belém, PIND, Aquiles, Sabará, Portal do Sol e Vila Romana.

O trabalho de remoção dos criadouros será executado em cinco localidades: Maracanã, Pinheiros Santo André, Alexandre Urbanas e Paulista, totalizando 6.244 imóveis. Os criadouros removidos serão colocados para coleta pública e contarão  com auxílio de três caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.