Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerimônia neste dia 1º abre a quarta edição do evento, que terá palestras gratuitas com neuropediatra e profissionais que convivem com o transtorno

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores após o recesso parlamentar, nesta quinta-feira (1º), será realizada a abertura oficial da 4ª Semana Municipal da Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros Transtornos Neuropsiquiátricos. A cerimônia está marcada para as 14h30 e deverá contar com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação e de Saúde, além de entidades que atendem crianças e adolescentes com o transtorno.

Instituída por meio da lei municipal n° 12.398/2016, de autoria do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, vereador Amauri Cardoso (PSDB), a Semana Municipal de TDAH e outros Transtornos é uma oportunidade de conscientizar e disseminar informações sobre o problema, que atinge, segundo estimativas de especialistas, de 5% a 8% de crianças e adolescentes. De acordo com a lei municipal, o evento deve ser realizado anualmente, na primeira semana de agosto.

“A lei que instituiu uma semana para debater o assunto no município nasceu de uma necessidade percebida no dia a dia da escola. A ideia é proporcionar aos educadores a oportunidade de exporem as dificuldades vividas em sala de aula e conhecerem as estratégias para enfrentarem o problema, incentivando a criação de uma equipe multidisciplinar para diagnosticar, intervir e indicar o tratamento correto à criança”, esclarece o vereador Amauri Cardoso.

O parlamentar, que também é professor da rede municipal de ensino, lembra que muitas vezes o comportamento diferenciado de muitos alunos em sala de aula pode ser causado pelo TDAH e gera preconceito, bullying e dificuldade de aprendizagem.  “Daí a importância de o Município contar com uma equipe com diferentes profissionais, capazes de identificar estes casos.”

Pais e professores

No próximo dia 5, às 18h30, no auditório da Unicesumar, serão realizadas palestras gratuitas com o neuropediatra Clay Brites, vice-presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI-PR); com o administrador de empresas Yuri Maia, de Brasília, que aborda o tema no programa “Meu TDAH”, no Instagram, e no canal “TDAH Descomplicado”, do Youtube, e com o relações públicas Saymon Veiga, que mantém o programa “Café com Ritalina” no Instagram e o canal “TDAH para gente grande”, do Youtube.

Enquanto Brites vai abordar o tema “Neurologia da aprendizagem para TDAH e outros transtornos neuropsiquiátricos”; Maia vai discorrer sobre “Como as famílias devem encarar o TDAH para que seus filhos deem certo” e Veiga vai falar sobre “As consequências do não diagnóstico na infância e suas problemáticas na fase adulta”. O evento será voltado a famílias que tenham filhos com o transtorno e a profissionais da rede municipal de ensino. Para mais informações sobre o evento acesse o link https://doity.com.br/4-semana-municipal-de-conscientizacao-sobre-tdah-e-outros-transtornos-neuropsiquiatricos

Asimp/CML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios