Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerimônia neste dia 1º abre a quarta edição do evento, que terá palestras gratuitas com neuropediatra e profissionais que convivem com o transtorno

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores após o recesso parlamentar, nesta quinta-feira (1º), será realizada a abertura oficial da 4ª Semana Municipal da Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros Transtornos Neuropsiquiátricos. A cerimônia está marcada para as 14h30 e deverá contar com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação e de Saúde, além de entidades que atendem crianças e adolescentes com o transtorno.

Instituída por meio da lei municipal n° 12.398/2016, de autoria do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, vereador Amauri Cardoso (PSDB), a Semana Municipal de TDAH e outros Transtornos é uma oportunidade de conscientizar e disseminar informações sobre o problema, que atinge, segundo estimativas de especialistas, de 5% a 8% de crianças e adolescentes. De acordo com a lei municipal, o evento deve ser realizado anualmente, na primeira semana de agosto.

“A lei que instituiu uma semana para debater o assunto no município nasceu de uma necessidade percebida no dia a dia da escola. A ideia é proporcionar aos educadores a oportunidade de exporem as dificuldades vividas em sala de aula e conhecerem as estratégias para enfrentarem o problema, incentivando a criação de uma equipe multidisciplinar para diagnosticar, intervir e indicar o tratamento correto à criança”, esclarece o vereador Amauri Cardoso.

O parlamentar, que também é professor da rede municipal de ensino, lembra que muitas vezes o comportamento diferenciado de muitos alunos em sala de aula pode ser causado pelo TDAH e gera preconceito, bullying e dificuldade de aprendizagem.  “Daí a importância de o Município contar com uma equipe com diferentes profissionais, capazes de identificar estes casos.”

Pais e professores

No próximo dia 5, às 18h30, no auditório da Unicesumar, serão realizadas palestras gratuitas com o neuropediatra Clay Brites, vice-presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI-PR); com o administrador de empresas Yuri Maia, de Brasília, que aborda o tema no programa “Meu TDAH”, no Instagram, e no canal “TDAH Descomplicado”, do Youtube, e com o relações públicas Saymon Veiga, que mantém o programa “Café com Ritalina” no Instagram e o canal “TDAH para gente grande”, do Youtube.

Enquanto Brites vai abordar o tema “Neurologia da aprendizagem para TDAH e outros transtornos neuropsiquiátricos”; Maia vai discorrer sobre “Como as famílias devem encarar o TDAH para que seus filhos deem certo” e Veiga vai falar sobre “As consequências do não diagnóstico na infância e suas problemáticas na fase adulta”. O evento será voltado a famílias que tenham filhos com o transtorno e a profissionais da rede municipal de ensino. Para mais informações sobre o evento acesse o link https://doity.com.br/4-semana-municipal-de-conscientizacao-sobre-tdah-e-outros-transtornos-neuropsiquiatricos

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.