Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No dia 9 de maio será realizado o “Dia D”, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação

No dia 4 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde deve iniciar a campanha de vacinação preventiva da gripe A (Influenza), em todas as 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural da cidade.

No sábado (9) será realizado o “Dia D”, em que nacionalmente todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação. O público-alvo são as crianças de zero até cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e funcionários de presídios, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas como, por exemplo, aquelas com diabetes.

As crianças com até dois anos de idade devem tomar duas doses da vacina, já para os demais é necessário apenas uma única. Em todos os casos, é necessário ter em mãos a carteira de vacinação para facilitar o atendimento e registro da vacina. Os profissionais da saúde também podem apresentar seu registro profissional para receber a imunização.

De acordo com a enfermeira da coordenação de imunização, Michele Patrícia Amadeu, a vacina é uma medida preventiva eficiente. “A vacina da gripe é uma medida eficiente de prevenção à doença. Quando aplicada em um período que antecede o inverno é ideal para manter a população protegida, principalmente o grupo prioritário que é composto por gestantes, idosos e crianças, que têm a capacidade imunológica um pouco aquém e correm mais riscos de complicações em casos de contágio”, explicou.

Dados

No ano passado, ao todo, 130.031 pessoas receberam a vacina contra o vírus da gripe durante a campanha, o que representou uma cobertura de 84,6% da meta estipulada. Já em 2013, no geral, 124.543 doses da vacina foram aplicadas, o que significou 92% de cobertura. A diferença nos índices de cumprimento da meta deve-se ao fato que o Ministério da Saúde aumentou a meta. A estimativa de profissionais da saúde subiu de 13 mil em 2013, para quase 16 mil em 2014; aumentou a faixa etária de crianças a serem vacinadas e a responsabilidade de vacinação da população indígena passou a ser de Tamarana.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.