Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve na cidade no sábado (24) para assinar o termo de cooperação e a liberação de R$ 30 milhões para a construção do prédio na zona oeste

Londrina vai ganhar, até 2020, um Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (CETIS). Um termo de cooperação para a elaboração de projeto executivo, construção, compra de equipamentos e manutenção do espaço por um ano foi assinado, na tarde deste sábado (24), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante solenidade na PUCPR Campus Londrina, que contou com a presença de autoridades, profissionais liberais, professores e alunos. Os recursos, cerca de R$ 30 milhões, já estão consignados e serão liberados via Finep – Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa.

O CETIS será erguido em um uma área dentro do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Londrina. A previsão é de que os projetos executivos sejam concluídos até o fim deste ano e a obra comece em 2019 e seja entregue em meados de 2020. O prédio terá seis andares. A metragem aproximada por pavimento será de 1 mil metros quadrados. Os projetos preliminares foram inspirados no conceito da PUC do Chile, que propõe um plano aberto para a integração dos espaços internos.

O subsolo do CETIS abrigará um anfiteatro e sala de treinamento; no térreo, serão alocados recepção, restaurante, banco, área de convivência, livraria, café; o primeiro andar terá espaço para aceleradora e co-working; o segundo pavimento vai concentrar a administração e entidades de apoio às empresas, como Sebrae/PR, Senai, agências de fomento e de crédito, Acil; no terceiro andar serão instalados laboratórios multifuncionais; no quarto, incubadora e empresas nascentes; e, no quinto, empresas já constituídas.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que Londrina foi escolhida para receber o investimento porque demonstrou interesse no projeto e buscou apoio. “Estamos aqui para apoiar. Quero parabenizar a todos que lutaram por uma ideia que hoje se transformou em realidade”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae no Norte do Paraná, Fabrício Bianchi, lembrou que, recentemente, Londrina viveu um momento de estruturar o planejamento estratégico do ecossistema de inovação e um dos pilares elencados para o desenvolvimento foi a cadeia produtiva da saúde. Ele contou que o CETIS é fruto de uma visita feita em 2016 a Brasília, junto com o APL de TI de Londrina e Região e deputados, e destacou a importância da parceria da PUC para a concretização do projeto. “Para nós é um privilégio participar, apoiar, poder estar junto nesse novo desafio para Londrina e região”, comentou.

O presidente do Grupo Saúde Londrina União Setorial (Salus), João Santilli, disse que a integração da cadeia da saúde com outros setores produtivos de Londrina tem dado respaldo para que iniciativas como essa ocorram e a cidade consiga avançar no desenvolvimento tecnológico na área da saúde. “Nossa meta, no planejamento estratégico do ecossistema de inovação, vem de encontro ao que o ministro está propondo no ministério, que é utilizar a tecnologia para ter uma gestão melhor nos serviços de saúde. E o CETIS será um laboratório para a produção disso”, argumentou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, apontou que o centro é uma entre várias conquistas recentes da cidade, que já recebeu, também, um escritório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), um núcleo da Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além de uma filial da indiana Tata Consultancy Services (CTS), segunda maior empresa de tecnologia do mundo. Para o prefeito, o CETIS vai contribuir para consolidar Londrina como polo de tecnologia e inovação. “Vai nos permitir criar cada vez mais soluções inovadoras para que possamos atingir o real objetivo, que é fornecer à nossa população uma saúde de qualidade”, pontuou.

Para o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, o CETIS representa um “divisor de águas”. Ele destacou que não há desenvolvimento sem tecnologia e inovação. Segundo ele, o centro vai reunir os três principais atores do desenvolvimento, que são a academia, responsável por produzir ciência e tecnologia; o poder público, que realiza o planejamento e aponta as necessidades; e o setor produtivo, que é quem transforma a tecnologia em produto. Ele ressaltou que o CETIS é um espaço que precisará da inteligência de todos e contará com o apoio de outras universidades. “Certamente, deixará marcas importantes para Londrina, Paraná e o país”, opinou.

O projeto do CETIS é uma iniciativa do Polo da Saúde de Londrina, em parceria com a PUCPR, Sebrae/PR, Prefeitura de Londrina e Grupo Salus.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.