Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de desmistificar o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), doença inflamatória crônica, que afeta o sistema imunológico, porém não contagiosa, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizou, no último sábado (4), em Londrina, o 1º Encontro Regional para a Conscientização sobre o Lúpus, com a participação de diversos médicos especialistas da cidade, que ministraram palestras sobre o tema. Londrina é a primeira cidade do Brasil a colocar o “Dia Mundial de Atenção aos Doentes de Lúpus”, celebrado no dia 10 de maio, no calendário oficial do Município.

A secretaria estima que aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes, incluindo diversos pacientes lúpicos em tratamento. Outros profissionais da saúde e a comunidade em geral também participaram do debate, que teve como foco combater o preconceito, agilizar o diagnóstico na rede de saúde, além de disseminar outras informações sobre a doença.  “As palestras com os médicos especialistas foram muito proveitosas e esclareceram muitas dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento da doença”, disse a secretária municipal de Política para as Mulheres, Sônia Medeiros.

A secretária ressaltou que o retorno do encontro foi muito positivo e que a intenção é continuar dando suporte aos pacientes lúpicos do município. “Nossa intenção é promovermos outras mobilizações, para debater e conscientizar sobre a doença”, disse.

Entre os presentes estiveram a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha Sanches, que representou o secretário de Saúde do Estado do Paraná, Michele Caputo Neto; os vereadores professor Fabinho (presidente da Câmara Municipal de Londrina), Elza Correia, Lenir de Assis e Sandra Graça; o presidente da Associação Médica de Londrina (AML), Antônio Caetano de Paula; o presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Marco Antonio da Rocha Loures e a presidente da Associação É Hora de Viver de Londrina, Sandra de Souza.

A realização foi da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná; Sociedade Paranaense de Reumatologia e Associação É Hora de Viver, com apoio da  Câmara Municipal de Londrina; Sindicato dos Bancários de Londrina e Região e Sindicato Nacional dos Aposentados.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.