Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após a campanha, já iniciam as orientações do Dezembro Laranja, lembrando os cuidados com a pele na estação mais quente do ano

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu no último sábado, 26, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. O Paraná contou com dez postos de atendimento gratuito à população, sendo três em Curitiba. Foram atendidas 2.247 pessoas e dessas 283 foram encaminhadas para avaliação com suspeita de câncer de pele (abaixo quadro por posto de atendimento). “A campanha foi ótima, conseguimos alertar a população e conscientizar as pessoas na medida do possível, para mudarem de hábitos visando a prevenção do câncer de pele”, avaliou a presidente da SBD-PR, Dra. Lígia Márcia Mário Martin, que participou da campanha em Curitiba.

No próximo mês, inicia o verão e em vários países do mundo ocorre o Dezembro Laranja – uma campanha com monumentos iluminados de laranjado para alertar sobre os malefícios do sol. A SBD relembra a importância de continuar a prevenção contra o câncer de pele e outras doenças que afetam o maior órgão do corpo humano. A presidente da SBD-PR ressalta que é necessário redobrar o cuidado. “Não basta apenas passar o filtro solar, é importante usar roupas leves, ingerir bastante água, usar chapéu, ficar à sombra, tomando medidas preventivas para não prejudicar a sua pele”, reforça a dermatologista.

Campanha nacional

Desde a implementação, em 1999, a campanha de atendimento da SBD já atingiu mais de 530 mil pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante também reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade”, afirma o Dr. Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sobre o câncer da pele

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, também disponível no site www.controleosol.com.br/calculadora.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar. A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição. 

 DIA C CONTRA O CÂNCER DA PELE/2016 

BALANÇO GERAL DO PARANÁ  

POSTOS CREDENCIADOS

TOTAL DE ATENDIMENTOS

Casos encaminhados para avaliação

HC/Curitiba

205

22

EVANGÉLICO/Curitiba

70

13

SANTA CASA/Curitiba

205

22

LONDRINA

335

47

APUCARANA

485

54

CASCAVEL

392

36

FOZ DO IGUAÇU

223

31

MARINGÁ

82

18

PARANAVAÍ

72

15

TOLEDO

172

25

TOTAL

2.241

283

 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios