Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com as inovações, consultório dobrou faturamento; inovação contou com o apoio do Sebrae Paraná, por meio do Sebraetec

Daniel Amatuzi é médico em Maringá, no Paraná, onde atua no tratamento da doença venosa há mais de 15 anos. Após desenvolver uma tendinite em um dos polegares, dado o volume de cirurgias de varizes que realizava, o médico inovou e criou um protocolo único e exclusivo que dispensou a necessidade da realização de cirurgias para tratamento de varizes, sendo todo o procedimento realizado com o laser.

Depois de estudar métodos tradicionais e alternativas inovadoras, Amatuzi desenvolveu seu próprio método para tratar varizes. “Criamos a técnica ATTA (Ablação Térmica Total Assistida), que dispensa cirurgia, em 2019. Estabelecemos protocolo detalhado fase a fase e todos os cuidados, desde a consulta diferenciada até a técnica, passando pelo cálculo exato da potência para tratar a veia sem danificar a pele”, explica. A técnica é ambulatorial, assim o paciente pode voltar para casa no mesmo dia do procedimento, andando.

Para facilitar o procedimento, o médico criou um produto próprio, o ATTA Control. Trata-se de um dispositivo que auxilia o uso da fibra do laser para tratar varizes, promovendo proteção contra contaminações. Para o aprimoramento do dispositivo e conquista de patente, Amatuzi contou com apoio do Sebraetec, que oferece serviços tecnológicos para empresas, de forma subsidiada.

Amatuzi recorreu novamente ao Sebrae Paraná para lapidar a ideia de um centro de treinamento, obtendo respaldo em gestão e planejamento estratégico. Começava um novo tempo para o consultório, aberto em 2012, com foco em cirurgia vascular. Com resultados e feedback positivo dos pacientes, a solução precisava ultrapassar os limites do consultório.

Os treinamentos para profissionais que quisessem aprender sobre a técnica foram estruturados em 2020, até que Clínica ATTA Concept se tornou um centro de treinamento de referência para cirurgiões vasculares do Brasil e da América Latina. Mais de 58 profissionais já participaram do treinamento. As turmas são abertas quinzenalmente.

 “Não é simples, mas ver os profissionais passando por uma curva de aprendizado, todos estão conseguindo bons resultados, felizes e satisfeitos, com mudanças positivas na carreira e na vida dos pacientes, é gratificante”, declara Amatuzi.

Desde que as inovações foram aplicadas e com o apoio do Sebrae Paraná, o negócio cresceu e dobrou o faturamento. O objetivo é sustentar a expansão e fazer novas parcerias com profissionais do Brasil e de do exterior.

Segundo a consultora Letícia Albuquerque, o Sebrae Paraná tem atuado no fomento à inovação na saúde. Ela avalia que o projeto da ATTA, demostra como essa jornada fez com que uma ideia saísse do papel e se concretizasse em um novo produto para o mercado. O projeto entrou para a lista dos 30 casos de sucesso do Brasil em inovação, em 2021, um reconhecimento do Sebrae Nacional, impactando diretamente o ecossistema de saúde de Maringá.

 “Foi um caso que envolveu processo de sensibilização, construção e validação. A implementação da inovação é uma forma de reposicionar os negócios e de fazer com que o dia a dia do médico e a vida do paciente seja impactada positivamente. O projeto se torna um case não só para o Sebrae, mas para o ecossistema que é movimentado pelo Hub de Saúde, desde 2019”, comenta Letícia.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.