Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os médicos aprovados no processo seletivo para a Residência em Medicina de Família e Comunidade têm até amanhã (19) para se matricularem no curso. O aceite dos candidatos está sendo feito no setor de Recursos Humanos, da Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Theodoro Victorelli, 103), das 8 horas às 18 horas.

Os aprovados devem apresentar o certificado de conclusão do curso de medicina e os documentos pessoais. Dos dez inscritos, quatro candidatos foram aprovados e devem iniciar as aulas no dia 1° de março de 2016.

A residência terá duração de dois anos, com aulas teóricas e práticas. A carga horária semanal será de 60 horas, sendo 40 horas em atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 12 horas em plantões nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal e 8 horas em atividades teóricas.

No segundo ano de residência, há também a possibilidade da integração do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e hospitais da Zona Norte e Zona Sul, para agregar o conhecimento, aos médicos, sobre toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a médica e assessora da Secretaria de Saúde, Vânia Brum, o curso é voltado para a formação de médicos para o Programa Saúde da Família. Ele tem como enfoque a formação atenta para o contexto social em que o paciente está inserido. “Não se trata só do tratamento da doença, mas sim de uma visão ampliada. Leva-se em consideração as questões sociais que podem afetar o quadro clínico do paciente e, por isso, esse profissional estará apto para atender crianças, adultos e idosos”, explicou.

Essa é a primeira residência médica disponível em Londrina com enfoque em medicina da família e comunidade. Ela é reconhecida pelos Ministérios da Educação e da Saúde para ser desenvolvida pela  Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Os médicos residentes receberão bolsa de estudo, pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 3 mil. As aulas teóricas serão duas vezes na semana, das 19 horas às 22 horas, na antiga sede da Unidade Básica de Saúde do Guanabara.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.