Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Metade das mortes causadas por câncer e até 40% dos casos da doença decorrem da falta de hábitos saudáveis e exercícios físicos, e não por influência genética. A conclusão é de uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, publicada na revista JAMA Oncology. Entre 20% e 40% dos casos de câncer seriam evitados ao se adotar uma rotina que não inclua cigarros e excesso de bebidas. Além de manter controle do peso aliado a trinta minutos de exercícios quatro vezes por semana.

A pesquisa coletou dados de 140 mil profissionais de saúde. As estatísticas foram acompanhadas por décadas e separadas em dois grupos: pessoas que tinham ou não vida saudável. Do número total de indivíduos avaliados, apenas 28 mil (20%) entraram na categoria de “Vida Saudável”, com grandes diferenças nos resultados dos exames. Em mulheres com estilo de vida não saudável, a taxa de incidência do cânceratingiu 618 casos para 100 mil pessoas. Nas saudáveis, foram 463 para o mesmo espaço amostral. Redução de quase um terço.

O médico Márcio Almeida, da Aliança Oncologia, explica que ficar longe do sedentarismo também é a melhor maneira de evitar o retorno do câncer. “Estudos apontam que 60% dos que praticam atividades físicas não voltam a ter a doença. Exercícios reduzem níveis de insulina, de radicais livres, e de outros fatores de crescimento das células tumorais.”

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), obesidade e sedentarismo juntos são responsáveis por 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos carcinomas de endométrio, 25% dos tumores malignos do cólon e 37% de esôfago. O Ministério da Saúde completa que os dois fatores combinados formam a segunda maior causa de câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo.

Redação/JU com informações grupo Objetiva

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.