Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No último sábado (13), a Prefeitura de Londrina teve o reforço de 35 militares do Exército Brasileiro no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A solenidade do "Dia Nacional contra o Mosquito Aedes aegypti" foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Parque Alvorada e contou com a presença do secretário nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi, secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, e autoridades locais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ação envolveu 220 mil militares, em mais de 350 municípios brasileiros, durante a inspecção de mais de 3 milhões de residências. Em Londrina, a expectativa era vistoriar 10 mil imóveis durante o sábado. Para isso, a Prefeitura contou com a participação de 120 agentes de endemias temporários contratados pelo processo seletivo, 251 agentes efetivos, 315 agentes comunitários de saúde e 35 militares, o que soma mais de 700 agentes atuando nas ações.

“Significa que a Prefeitura com essa estrutura tem condições de passar uma vez por mês em cada casa em Londrina, o que é um número nunca antes feito. Porém, sobram 29 dias em que a casa é de responsabilidade do morador. Por isso, por mais que nós façamos a nossa parte, não conseguimos substituir a ação do morador. Cada um de nós deve fazer aquilo que depende exclusivamente de nós e não esperar só ação do poder público”, destacou Martin.

O secretário municipal de Saúde disse ainda que a ação de sábado teve um significado simbólico, porque com a presença do Exército e de autoridades do Ministério da Saúde, o governo federal deixou claro o quanto é importante enfrentar o mosquito e derrotá-lo.

Segundo o secretário nacional de Vigilância em Saúde, 75% dos focos do mosquito são intradomiciliares, ou seja, estão dentro das casas, nos quintais, nos resíduos sólidos, lixos, em vasos de planta, nas calhas entupidas e em caixas de água sem tampa.

“O nosso maior desafio é tornar permanente essa ação de parceira dos governos municipais, estaduais e federal com a sociedade civil e as comunidades. O voluntariado brasileiro tem que permanecer sabendo que o controle da dengue não é em um único dia, mas deve permanecer os 365 dias do ano. A partir do momento em que tivermos a mudança de comportamento incorporando semanalmente a eliminação de água parada das nossas casas, nos ambientes de trabalho e nos ambientes de convívio social, nós venceremos essa batalha”, ressaltou Nardi.

Para trabalhar na conscientização da população, durante o sábado, os militares do Exército auxiliaram no trabalho informativo, entregando panfletos do Ministério da Saúde com orientações para a destuição dos focos do mosquito e sacos de lixo para o descarte correto dos criadouros. “Essas ações já vem acontecendo desde a primeira semana de fevereiro. Primeiro, foram ações internas no quartel e nas administrações militares. No sábado, as atividades foram em Londrina, Cambé, Ibiporã e Apucarana. Na semana que vem, vamos continuar as atividades nas mesmas cidades e depois faremos atividades informativas nas escolas”, afirmou no sábado, o Tenente-Coronel do Exército, Eduardo Magalhães Alcoforado.

Dicas -  O secretário municipal de saúde repassou algumas dicas para o combate ao Aedes. “Três orientações são fundamentais: primeiro, remover os criadouros do mosquito, tudo aquilo que tem água parada. Em segundo, colocá-los em sacos plásticos para serem recolhidos pelo caminhão de lixo, e em terceiro, não esperar que alguém venha resolver o problema, mas fazer aquilo que depende exclusivamente de cada morador de Londrina. Se fizermos essa tarefa diuturnamente combateremos esse mosquito”, finalizou.

Dia Nacional contra Zika - Segundo o secretário nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, na sexta-feira (19), será realizado o “Dia Z” da Educação. Dia em que todos os alunos das escolas brasileiras (pré-escolas, ensino fundamental, médio e superior) estarão visitando as casas e conscientizando os moradores. A intenção é gerar agentes mirins e fazer com que as crianças passem a cobrar dos pais a atitude de chegar em casa e fiscalizarem os quintais, o lixo descartado erradamente, desentupir as calhas, verificar os ralos, as patentes com pouco uso e tudo que pode proliferar o vetor da dengue e da Zika.

“Tenho certeza que aqui em Londrina vamos conseguir abaixar o índice de infestação do Aedes a menos de 1%. Não estamos falando em exterminá-lo, mas em eliminá-lo a níveis controláveis, para que a continuidade dessas ações não fique só no dia de hoje”, disse o secretário nacional.

Além das autoridades já mencionadas, estiverem presentes na solenidade o promotor de Justiça do Ministério Público, Paulo Tavares; os vereadores Vilson Bittencourt, Lenir de Assis, Roni Alves, Amauri Cardoso e Gustavo Richa; e o presidente da Sinduscon, Osmar Alves. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.