Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Associações vão poder arrecadar recursos para o desenvolvimento de ações em saúde para pessoas com deficiência e prevenção e combate ao câncer.

O Ministério da Saúde credenciou onze novas instituições do Paraná para participar do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Os novos projetos têm o objetivo de arrecadar recursos para estimular e desenvolver ações de reabilitação/habilitação e promoção da saúde das pessoas com deficiência. No total, 40 entidades, de 14 estados do país, foram credenciadas ao Pronas e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

As propostas das entidades serão apresentadas para avaliação do Ministério da Saúde, conforme estabelecido na portaria Nº 275/2016. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a chegada de mais instituições ao programa é importante para o desenvolvimento de ações do SUS. “Com esses novos parceiros, a gente espera aumentar o incentivo às ações e os serviços desenvolvidos por entidades, associações ou fundações privadas sem fins lucrativos, que atuem no campo das pessoas com deficiência e oncológico, assegurando o acesso universal e igualitário à saúde.”

Esses novos projetos serão acompanhados pela pasta, que irá definir as áreas prioritárias para execução das ações e serviços, deliberar sobre os projetos aprovados, definir parâmetros para aprovação, acompanhar a prestação de contas, avaliar os resultados da execução das ações e, ainda, definir a sistemática de monitoramento e avaliação. Em caso de execução de má qualidade ou de inexecução dos projetos, o Ministério da Saúde poderá inabilitar, por até três anos, a instituição, além de outras responsabilizações cabíveis.

Entre as ações prioritárias do programa estão a prestação de serviços de apoio à saúde vinculados a adaptação, inserção e reinserção da pessoa com deficiência no trabalho, prática esportiva, diagnóstico diferencial de doenças neurodegenerativas, neuromusculares e degenerativa genéticas, e realização de pesquisas clínicas e de inovação na reabilitação de deficiências.

Instituídos pela Lei nº 12.715/2012 e normatizados pela Portaria GM/MS nº 1.550/2014, com alterações dadas pelas Portarias nº 1.575/2014 e Nº 275/2016, o PRONON e PRONAS/PCD são programas do Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, nas áreas da oncologia e da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda (até 1% do IR total devido).

Inserção

Para participar dos programas, as instituições interessadas precisam se credenciar junto ao Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro à 31 de julho de cada ano, e apresentar suas propostas com a identificação do que será executado. Cada um deverá conter informações como capacidade técnico-operativa da instituição para execução do projeto, ações e serviços a serem utilizados, estimativa de recursos financeiros e físicos que vão ser empregados, o período de execução, entre outros itens.

Estado

Entidades Credenciadas (PRONAS)

PR

Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fazenda Rio Grande

Escola Especializada Primavera

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pato Branco

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mangueirinha

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José dos Pinhais

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cruzeiro do Iguaçu

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Fátima

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Missal

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Quatiguá

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chopinzinho

Victor Maciel/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.