Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou ontem (01), em Foz do Iguaçu, do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná – Gestão 2017-2020. Na palestra “Saúde e o Desenvolvimento”, ele apresentou os programas do governo federal e disse que o Paraná tem se destacado na área da saúde. O ministro disse que irá procurar o Estado para uma grande parceria para ações de recuperação de usuários de drogas. “O consumo de droga é uma calamidade pública no Brasil e o atendimento precisa ser reorganizado”, afirmou. 

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, o ministro convocou os prefeitos a participaram da Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis no Brasil. O selo foi lançado pelo Ministério da Saúde. “Hoje é um dia importante de alerta e, por isso, estamos lançando esse desafio para vocês. Atualmente, 260 mil pessoas sabem que têm o vírus e não fazem o tratamento, e 112 mil tem o vírus e não sabem”, alertou o ministro.

Sobre o tratamento, o ministro destacou recente avanço do Sistema Único de Saúde (SUS) nessa área, que foi o início da oferta do Dolutegravir, considerado atualmente o melhor medicamento para tratamento da Aids. “A partir de negociação com o laboratório, conseguimos reduzir de US$ 5,10 para US$ 1,50 o preço do medicamento. Assim, o Ministério da Saúde oferta o melhor medicamento para os brasileiros sem custar mais para o poder público”, afirmou Ricardo Barros. 

DIA D - Além disso, Barros convocou os prefeitos para o Dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, que acontece hoje (02) em todo o país. O evento é uma mobilização nacional. Serão realizadas ações para lembrar que toda sexta-feira é dia de eliminar focos do mosquito. A campanha tem como mote “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”. “Precisamos do apoio e dedicação dos prefeitos nessa área. O ministério projeta um grande investimento em pesquisa para os próximos anos”, afirmou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.