Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Boas práticas adotadas no Hospital de Clínicas podem ajudar a orientar busca pela excelência no serviço público”, afirmou Ricardo Barros

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou na manhã desta segunda-feira (25) as instalações do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A unidade realiza cerca de 11 mil atendimentos diários e é referência no Paraná e no país.

Acompanhado do reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, e diretores do hospital, o ministro conheceu alas como as de transplante de medula óssea, clínica pediátrica e serviço de transplante hepático, além de receber informações administrativas e de atividades da unidade. O Hospital de Clínicas beneficia cerca de 3,49 milhões de habitantes da 2ª Região de Saúde do Paraná, composta por 29 municípios, e foi o primeiro da América do Sul a realizar transplante de medula de não-aparentado, em 1979.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, é preciso investir ainda mais no fortalecimento da estrutura. “Há uma grande expectativa em receber o apoio necessário do ministério. Nosso grande problema é desabastecimento, e por esse motivo ainda esperamos ampliar as condições para aquisição de equipamentos e de suprimentos para o hospital”, disse.

O Hospital de Clínicas da UFPR possui 609 leitos SUS e neste ano já recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) - desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação -, R$ 9,23 milhões. Em incentivos, a unidade recebe R$ 6,7 milhões anuais.

Segundo o ministro, as instituições também precisam de planejamento estratégico junto aos governos locais. “Precisamos credenciar os serviços necessários para a região e conciliar a gestão com as necessidades da populaçãootimizando assim os recursos”.

Informações Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.