Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mesmo com a chegada do outono e das temperaturas mais frias, algumas cidades do Paraná ainda enfrentam problemas por conta da dengue. Até agora, 3.455 casos foram confirmados e pelo menos 16 municípios estão em situação de epidemia. A recomendação é que o poder público e a sociedade civil se unam em torno de ações de combate ao mosquito, visto que a prevenção é a melhor forma de evitar o avanço da doença. 

Exemplos como o do município de Jataizinho, no Norte do Estado, devem ser replicados. Na próxima semana, o departamento de saúde da cidade promoverá um grande mutirão educativo alertando a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito. Atualmente, Jataizinho registra 196 casos da doença e já atingiu índice de município epidêmico.

A previsão é que mais de 400 alunos, professores e funcionários de escolas municipais vão às ruas com faixas, cartazes e carro de som divulgando mensagens educativas sobre a dengue. A ação será concentrada em bairros próximos às quatro escolas municipais existentes. 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, a estratégia de buscar o apoio da comunidade escolar é essencial para o controle da doença. 

“Com o trabalho nas escolas, os estudantes se tornam verdadeiros agentes de combate à dengue. Desta forma, os pais também se envolvem na atividade e ajudam seus filhos na busca por potenciais criadouros em suas casas e quintais”, explicou Eliane. 

PREVENÇÃO - Estudos mostram que metade dos criadouros encontrados pelas equipes de saúde é considerado lixo, como garrafas pet, copos descartáveis, tampinhas de garrafa, sacolas plásticos, entre outros materiais recicláveis. 

Contudo, também existem outros locais que merecem atenção durante a vistoria nas residências, como calhas entupidas, bandejas externas de geladeira, ocos de árvores e reservatório de água para animais. 

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Themis Buchmann, um check-list da dengue está disponível em todos os municípios para auxiliar a população neste trabalho de inspeção. 

“O combate à dengue deve ser uma preocupação diária. Por isso, orientamos que as pessoas busquem esse check-list na unidade de saúde e façam vistorias periódicas mantendo suas casas livres do mosquito Aedes aegypti”, explicou. 

AULAS NORMAIS - A Secretaria Estadual da Saúde reforça ainda que, neste momento, a intensificação das medidas de prevenção é a principal atitude a ser tomada pelas prefeituras de cidades com epidemia. 

“Por enquanto, a doença ainda pode ser controlada com mutirões de limpeza, cuidado com as galerias pluviais e conscientização da população. É importante ressaltar que não há qualquer necessidade de suspender aulas ou alterar o calendário escolar nesses municípios”, informou Themis. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Veja a listas dos municípios em epidemia: 

São João do Caiuá 

Rio Bom 

Itaúna do Sul 

Rancho Alegre D'Oeste 

Jataizinho 

Loanda 

Paranapoema 

Marilândia do Sul 

São Pedro do Paraná 

Santo Antônio do Caiuá 

Cruzmaltina 

Uraí 

Iracema do Oeste 

Borrazópolis 

Nova Aliança do Ivaí 

Diamante do Norte 

Confira outras formas para eliminar criadouros da dengue: 

- Evitar o acúmulo de lixo e entulhos; 

- Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados; 

- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados; 

- Remover a sujeira das calhas e ralos; 

- Não deixar pneus em lugares descobertos; 

- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo; 

- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água; 

- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas; 

- Manter vasos sanitários sem uso fechados; 

- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana; 

- Esticar lonas para não formar poças; 

- Lavar os recipientes de água dos animais uma vez por semana.

Agência de Notícias PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.