Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde onteme (21), a Secretaria Municipal de Saúde esta oferecendo, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, a vacina contra o vírus HPV para mulheres e homens na faixa etária de 15 a 26 anos. A Prefeitura de Londrina segue a uma Nota Informativa do Ministério da Saúde que orienta que os municípios que tenham vacina de HPV em estoque, com prazo de validade até setembro, poderão aplicá-la em homens e mulheres com esta faixa etária.

O objetivo de ampliar o público-alvo é evitar o desperdício destas vacinas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, em Londrina o público-alvo de 15 a 26 anos poderá receber a vacina contra HPV enquanto durar o estoque do lote que vencerá no dia 28 de agosto.

O secretário explicou que como a Secretaria Municipal de Saúde terá que repor o estoque de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é possível que nem todas as unidades estejam com as vacinas disponíveis ainda. “Acredito que logo todas as 53 UBSs do município já estejam disponibilizando as vacinas para esta faixa etária”, explicou.

Para receber a vacina, os interessados devem procurar a UBS mais próxima e apresentar a carteira de vacinação e documento com foto. Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois meses e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação contra HPV para a faixa etária já incluída no Calendário Nacional de Imunização, ou seja, meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, continuará sendo feita normalmente. A vacina ofertada pelo SUS é quadrivalente, assim ela protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e possui até 98% de eficácia para quem segue o esquema vacinal corretamente.

O esquema de vacinação contra o HPV para meninos e meninas com idade inferior a 15 anos é de duas doses, com intervalo de seis meses entre uma aplicação e outra e, para pessoas com mais de 15 anos são aplicadas três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose e seis meses entre a segunda e a terceira aplicação.

Nas mulheres, a vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva, vaginal e anal, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e outras infecções causadas pelo vírus. Entre meninos, a vacina tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, além de doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.