Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar mais de 140 mil pessoas. Próximo sábado (9) unidades de saúde estarão abertas das 8h às 18h

A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem (4) a campanha de vacinação em todas as 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural de Londrina. A intenção é imunizar 143 mil pessoas até o dia 22 de maio, quando encerra a campanha.

Receberão a vacina crianças de 6 meses até no máximo 5 anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais (incluindo quem completa 60 anos em 2015), pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e agentes penitenciários.

Todos devem apresentar a carteira de vacinação para facilitar o atendimento e registro da vacina. A vacina é gratuita em todos os casos e para o público adulto é indicada dose única. Já as contraindicações restringem-se às pessoas que possam ter alguma espécie de alergia aos componentes da vacina.

“Estamos iniciando a campanha e o apelo é que toda a população alvo possa vir ser vacinado. Temos inicialmente 32 mil doses e nos próximos dias devem chegar mais. Pretendemos vacinar mais de 90% do grupo prioritário para que eles possam estar imunes aos três vírus da gripe que a vacina protege”, explicou o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri.

Dia D- Para atingir a meta de imunização, o município vai realizar no próximo sábado (9), das 8h às 18h, o “Dia D”, em que todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para vacinação. Neste dia, não haverá a abertura de postos volantes de vacinação. “Pretendemos fazer uma ampla divulgação neste sábado e convocar a população alvo para ser vacinada. Isso é importante, porque temos óbitos por problemas pulmonares no Brasil e no Estado devido a não vacinação”, disse o chefe da divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SESA), José Carlos Moraes.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2014, foram aplicadas 130 mil doses em Londrina, o que representa uma cobertura de 86% do grupo prioritário. Em toda a 17ª Regional de Saúde foram imunizadas 200 mil pessoas, meta estipulada também para este ano.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.