Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de agosto, a fila de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam a realização de uma cirurgia ortopédica irá diminuir. Para a realização das cirurgias, foi montada uma sala específica no Hospital da Zona Norte (HZN), inicialmente com uma equipe composta por dois médicos, cinco técnicos de enfermagem e um enfermeiro, que já estão trabalhando. Em breve, outros médicos deverão compor o quadro da equipe.

Para que fosse possível, foi feito um acordo entre os 21 municípios que fazem parte da 17ª Regional de Saúde, incluindo Londrina, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e o Hospital da Zona Norte. Através do acordo, o Cismepar ficou responsável pela contratação dos médicos e os 21 municípios pelo pagamento dos salários dos técnicos de enfermagem e do enfermeiro.

Para a viabilização das cirurgias, o Governo do Estado destinou, ao município, o valor R$ 960 mil, divididos em 12 prestações de R$ 80 mil. O município já recebeu duas parcelas, sendo a primeira depositada em junho. O montante será usado para o pagamento dos médicos, custeio de material, das órteses e próteses necessários para a realização dos procedimentos. Serão feitas, em média, 720 cirurgias ortopédicas de média complexidade, durante 12 meses, resultando em uma média de 60 cirurgias por mês na sala do Hospital da Zona Norte.

A prioridade foi para os casos de média complexidade, pois estes representam 80% da demanda de toda a 17ª Regional de Saúde. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde há 1.994 pessoas na fila de espera por uma cirurgia ortopédica em Londrina, incluindo moradores da cidade e de outros municípios.  Entre os motivos desta fila, está o aumento de casos de acidentes de trânsito.

A secretária municipal de Saúde, em exercício, Suzana Verlingue, disse que o problema na área ortopédica não é somente em Londrina, e sim em todo o Brasil. “A tabela do SUS repassa, aos médicos, um valor muito inferior ao que eles recebem em convênios particulares, então, temos poucos ortopedistas interessados em atender ao SUS”, disse.

Reunião - O assunto vem sendo discutido, na Câmara de Vereadores, desde 2013, através de reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, conselheiros municipais e gestores de hospitais públicos e filantrópicos, Legislativo e Ministério Público. Na tarde de hoje, está sendo  feita uma reunião pública para apresentação do projeto de ampliação da sala cirúrgica do Hospital da Zona Norte, coordenada pela Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal de Londrina e o Cismemar. A reunião ocorre na Câmara de Vereadores e conta com a presença da secretária municipal de Saúde, em exercício.
 

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.