Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades ocorrerão nas Unidades Básicas de Saúde, em sala de espera e grupos já existentes, além de empresas

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina participa da campanha “Novembro Azul”.  O mês é dedicado, internacionalmente, às ações relacionadas à saúde do homem e foi escolhido porque o dia 17 de novembro é o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão realizar uma série de atividades, abordando temas como tabagismo, alimentação saudável, atividade física, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e paternidade responsável.

As ações serão realizadas em empresas, sala de espera e grupos de saúde das UBSs. As atividades incluem orientações sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde e ações educativas. Os homens também poderão agendar, quando necessário, uma avaliação médica para a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

Durante o Novembro Azul a Secretaria Municipal de Saúde também está lançando oficialmente, de forma inédita, o pré-natal do parceiro, que visa assistir também o homem, durante o período de gestação de suas parceiras. Além de estimular o acompanhamento dos pais nas consultas de pré-natal, será oferecida atualização de vacinação para o homem, além de testes rápidos para ISTs e agendamento de exames de laboratório, quando necessário.

A iniciativa coaduna com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que tem como um dos seus eixos a Paternidade e Cuidado com o objetivo de engajar os homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no crescimento e desenvolvimento da criança.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que o “Novembro Azul” é fundamental para a conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Sabemos que os homens, em via de regra, buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres, por isso a importância da campanha. As ações abordam diversos temas, em especial a prevenção ao câncer de próstata, que ainda é um assunto tabu entre os homens, pois muitos deixam de fazer a prevenção por desinformação, e o diagnóstico precoce e um tratamento adequado elevam as chances de cura”, disse.

Números

Segundo informações do Laboratório de Análises Clínicas Municipal de Londrina (Centrolab), do início de 2018 até o momento, foram realizados 18.717 exames de PSA. Em 2017 foram feitos, ao todo, 22.267 exames, sendo que 1.942 deles aconteceram durante o mês de novembro.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa do Instituto é de que, até o final deste ano, sejam registrados mais de 68 mil novos casos da doença. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer de idosos, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Programação

A UBS Guanabara irá promover, nesta quarta-feira (7), das 7 às 10 horas, uma intervenção educativa sobre o conhecimento acerca da hanseníase, com orientações sobre os principais sintomas e prevenção, na Academia ao ar Livre do Lago Igapó/Guanabara. A intenção é que, por meio de práticas e orientações que motivem uma mudança de hábitos e de estilo de vida, seja possível promover mais saúde e qualidade de vida à sociedade.

Também na quarta-feira (7), das 14 às 16 horas, a UBS Campos Verdes vai ofertar uma tarde com a realização de testes rápidos para ISTs e palestra relacionada ao tema, ministrada pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem, do Colégio de Aplicação, na sala de espera da unidade.

Na sexta-feira (9), das 9 às 17 horas, a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) 9, que atende as UBSs Clair Pavan, Guanabara, Vila Brasil e Vila Casoni, fará uma ação ampliada no Royal Plaza Shopping. Serão ofertados diversos serviços, como teste para investigação do risco de desenvolver a diabetes; verificação de pressão arterial; teste de glicemia; verificação de Índice de Massa Corporal e circunferência da cintura, além de orientações com profissionais como farmacêutico, nutricionista, educadora física, enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga e agentes comunitários de saúde.

Na programação, consta também, na terça-feira(13), às 8 horas, uma abordagem da equipe da UBS Vila Nova, relacionada à saúde do homem, em uma empresa localizada na Avenida Brasília, 3.126.

A UBS Marabá vai ofertar, nos dias 7, 19, 21, 26 e 28, no período da manhã, palestra em sala de espera. Nos dias 7, 21 e 28, também pela manhã, haverá uma abordagem em uma feira livre localizada próxima à UBS. As atividades contam com a participação dos alunos do curso Técnico de Enfermagem do Colégio de Aplicação. No dia 19, às 11 horas, a UBS Marabá promoverá uma roda de conversa, para verificação de pressão arterial de colaboradores de uma empresa localizada na Rua das Mangueiras, 635, Jardim Interlagos.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.