Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) realizou, no último sábado (17), a Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Londrina, etapa preparatória para a Conferência Estadual, que acontece de 9 a 11 de dezembro. O tema que norteou as discussões foi “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”.

Participaram da solenidade, a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, que representou o prefeito Alexandre Kireeff; a presidente do CMDPD, Rita de Cássia Lopes; representado a Assessoria de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, Almir Escatambulo; a vereadora Lenir de Assis e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da OAB Londrina, José Luiz Pascual Filho.

Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, incluindo integrantes de instituições de pessoas com deficiência, conselhos de classe e usuários. Durante Conferência, foram eleitos cinco delegados da sociedade civil e dois do poder público, além de seus respectivos suplentes, para participar da etapa estadual.

A presidente do CMDPD, Rita de Cássia Lopes, informou que foram aprovadas 28 propostas que serão levadas para a etapa estadual e que vão nortear o trabalho do Conselho na implementação da política municipal de atenção às pessoas com deficiência de Londrina. “Saíram propostas relevantes e a participação de todos foi muito positiva. Estiveram presentes pessoas com todos os tipos de deficiência, representando um avanço para nós”, destacou.

Dados – Durante conferência, a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, apresentou dados de pessoas com deficiência no município. Há 7.783 pessoas com deficiência cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, residentes em Londrina. Destas, 4.077 são do sexo feminino e 3.706 masculino.

A maior parte dos atendidos, 1.648 pessoas, tem 65 anos ou mais, seguido por 748 pessoas com idade entre 60 e 64 anos, e 676 na faixa etária de 55 a 59 anos. Do total de cadastrados no CadÚnico, 24 estão em situação de rua. A maior parte dos cadastrados, 3.131 pessoas, têm renda familiar per capita entre R$ 154,01 até meio salário mínimo.

CRAS – São atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Londrina, 4.939 pessoas com deficiência, sendo 2.140 com deficiência física, 1.270 com deficiência mental, 691 visual, 474 com múltiplas deficiências e 364 com deficiência auditiva.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.