Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No total, 137,4 mil testes RT-PCR já foram distribuídos aos laboratórios públicos de todo o país. Estes testes identificam a presença do coronavírus logo no início da infecção

O Ministério da Saúde ampliou a distribuição de testes de RT-PCR para abastecimento de todos os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) do país. Na última semana foram distribuídos um total de 82,6 mil testes de biologia molecular. Este tipo de teste identifica o vírus que provoca a COVID-19 logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. Com esta nova remessa, chega a 137,4 mil o número de testes RT-PCR já distribuídos pelo Ministério da Saúde para todos os laboratórios públicos do país.

O uso desses testes é feito para diagnosticar casos graves internados. Além disso, é utilizado na Rede Sentinela, que acompanha por amostragem a evolução da doença no Brasil, como os sintomas dos casos associados ao vírus tanto em quadros graves (Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG) quanto nos leves (Síndrome Gripal - SG). 

Para atender a demanda de diagnóstico, os Lacens já ampliaram a capacidade de realização de testes por dia por meio do compartilhamento dos equipamentos da Rede de Carga Viral de HIV e Hepatites virais no país.

Para esta semana está prevista ainda a distribuição de mais 295 mil testes RT-PCR para os Laboratórios Centrais de todo o país. Paralelamente, o Ministério da Saúde também está se programando para investir R$ 200 milhões para estruturação dos 27 laboratórios públicos, incluindo a modernização das metodologias de biologia molecular e sorologia, como a substituição de equipamentos usados no armazenamento de amostras, aquisição de insumos e realização de capacitações e treinamentos para os profissionais.

Além disso, o Ministério da Saúde vai financiar a construção de um Biobanco Nacional no Instituto Evandro Chagas (IEC) para armazenar e gerenciar amostras clínicas positivas para a Covid-19, com segurança e as adequações técnicas e éticas necessárias. Desta forma, será possível utilizar os materiais em pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novas formas de diagnóstico e tratamento da doença para atender a população brasileira. Outros 13 laboratórios de Biossegurança Nível 3 já existentes no país devem receber melhorias na infraestrutura, bem como capacitação dos profissionais.

Tabela com detalhamento

Local de Entrega - RT-PCR

Estado

TOTAL ENVIADO REAÇÕES

Lab. Bio. Cel. Inst. Oswaldo Cruz

RJ

6.096

Instituto Adolfo Lutz

SP

16.840

Instituto Evandro Chagas/SVS/MS

PA

6.192

Lab. de Saúde Pública Rio Grande do Sul

RS

8.384

Lab. de Saúde Pública de Santa Catarina

SC

6.712

Lab. de Saúde Pública Dr. Gyovani Cysnei

GO

5.064

Lab. Central de Saúde Pública do Paraná

PR

6.832

Lab. Central de Saúde Pública do Amazonas

AM

3.072

Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia

BA

6.140

Lab. Central de Saúde Pública do Ceara

CE

5.780

Lab. de Saúde Pública do Espirito Santo

ES

3.240

Lab. de Saúde Pública do Mato Grosso Sul

MS

4.776

Lab. Central de Saúde Pública do Para

PA

2.304

Lab. Central Saúde Pública de Pernambuco

PE

6.208

Lab. Fundação Ezequiel Dias

MG

9.584

Lab. Central Saúde Pública de Roraima

RR

1.872

Lac. Central de Saúde Pública do Distrito Federal

DF

9.272

Lac. Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro

RJ

9.896

Lac. Central de Saúde Pública de Sergipe

SE

1.944

Lac. Central de Saúde Pública de Alagoas

AL

1.896

Lab. Central do Rio Grande do Norte

RN

2.016

Lab. Central do Piauí

PI

1.680

Lab. Central do Mato Grosso

MT

1.632

Lab. Central de Rondônia

RO

1.992

Lab. Central de Tocantins

TO

1.632

Lab. Central do Maranhão

MA

1.608

Lab. Central de Amapá

AP

1.848

Lab. Central da Paraíba

PB

1.848

Lab. Central do Acre

AC

1.128

Total

137.488

Natália Monteiro/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.