Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Marcelo Castro diz que o zika vírus é o "inimigo nº 1 da saúde pública no País" e que governo colocará Exército e Defesa Civil para combater o Aedes aegypti

Em reunião com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e cerca de 150 prefeitos do estado do Nordeste, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que o combate ao mosquito Aedes aegypti será o principal foco de atuação da pasta em dezembro e janeiro.

O objetivo é evitar no próximo verão, especialmente em fevereiro, quando mais chove, o aumento exponencial no número de mosquitos responsável por transmitir a dengue, a febre chykunguya e o zika vírus, associado ao surto de microcefalia. “O zika vírus é hoje o inimigo público nº 1 da saúde pública no Brasil”, afirmou o ministro.

Ele disse que o governo federal fará os investimentos necessários para combater o mosquito e oferecer o tratamento de saúde a pessoas infectadas e aos bebês que tenham desenvolvido a microcefalia, má formação cerebral de recém-nascidos provocada pelo zika. “Não vejo nenhum problema maior do que este, neste momento, no País”, considerou.

De acordo com Castro, o governo federal está disposto a fazer “todo o sacrifício necessário” no combate ao surto epidêmico de microcefalia . O ministro também destacou o trabalho de parceria feito pela União com Estados e municípios, por meio do grupo de trabalho que envolve sete ministérios.

“O governo federal disponibilizou o Exército e a Defesa Civil para que o Estado de Pernambuco e os municípios eliminem os locais de proliferação doAedes aegypti. O que vamos fazer, em primeiro lugar, é destruir os criadouros”, acrescentou.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que também participou do encontro, garantiu que a Defesa Civil também estará disponível “para fazer um trabalho casa por casa, escola por escola, empresa por empresa”. “Para a presidenta Dilma, essa é uma situação de emergência na saúde, por isso a presença da Defesa Civil e do Exército nesse esforço”, disse Occhi.

Fontes: Ministério da SaúdeMinistério da Integração Nacional, Exército Brasileiro.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.