Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fisioterapia, educação física, farmácia, psicologia, nutrição e residência multiprofissional do programa Saúde da Familia são algumas áreas que desenvolvem ações nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) existentes em Londrina. Além disso, o Município conta com dois projetos de residência com abrangência em bairros da região sul.

Cada Nasf desenvolve grupos de acordo com a necessidade do público de abrangência. Ao todo, os 10 Núcleos totalizam aproximadamente 55 mil pessoas, atendidas em 2014.  “O principal objetivo é realizar o apoio às equipes de saúde da família e oferecer o atendimento necessário a cada região da cidade”, explicou a gerente de Estratégia de Programas da Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Carvalho Gomes.

Daniela informou ainda que assim como as atividades disponibilizadas, as vagas variam de acordo com o Núcleo. “Para saber quais projetos são disponíveis a população precisa ir à UBS mais próxima de sua casa, portando o cartão da UBS ou do SUS. O importante é saber que muitas atividades sempre têm vagas, basta a pessoa procurar. Quando não tiver, existe a possibilidade de lista de espera.”

NASF 4 – Um exemplo de Núcleo, com vagas abertas, é o Nasf 4 (ver abrangência no final). Quem procurar um dos locais poderá participar de dançoterapia, alongamento, caminhada, saúde da coluna, controle de estresse, memória e concentração.

Os grupos de dançoterapia, alongamento e caminhada são realizados pelo profissional de educação física em saúde, Adair dos Santos. Os principais objetivos consistem em oferecer o lazer ativo, estimular as pessoas às atividades físicas, além de prevenir dores musculares e reduzir as dores crônicas.

Santos destacou que são muitos os benefícios para quem participa dos grupos. E citou uma senhora de 91 anos, moradora do jardim Ernani Moura Lima, que além da dançoterapia faz aulas de crochê, tricô e hidroginástica. “É uma senhora ativa, realiza 50 minutos de aula sem sentar e acompanha do começo ao fim, sempre sorrindo e de bom humor. No início deste mês ela me chamou e pediu que eu não a tirasse da lista de presença, pois ela iria viajar, e quando voltar quer continuar realizando a atividade.”

A psicóloga Rafaela Weidmann é a responsável pelos grupos de memória e concentração e o de controle de estresse, realizados no Nasf 4. As atividades são abertas à comunidade em geral, porém, o grupo de memória é destinado, preferencialmente, para o público acima de 60 anos com falta de concentração e esquecimento. Para ela, esses grupos são uma forma de promover saúde e socialização.  

Rafaela relatou o progresso na vida pessoal e profissional das pessoas que frequentam o grupo. “Uma das alunas me procurou para falar que está dormindo e vivendo melhor, que após participar do grupo de controle de estresse, há cerca de um mês, notou 70% de melhora.”

“Residência” - Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina, recém-formados das áreas biológicas e saúde fazem residência na UBS do Parque das Indústrias e Ouro Branco. A primeira está com vagas abertas para diversos projetos realizados em parceria com o (Nasf). Atividade física, problemas de coluna, tabagismo e nutrição são alguns dos projetos desenvolvidos que estão com disponibilidade de vagas. Os interessados devem comparecer a UBS que fica na rua Firmino Lemes de Oliveira, 424, Parque das Indústrias.

O projeto de atividade física, realizado pela residente em educação física, Marilza Perez, acontece em dois locais, nas terças e quintas-feiras, sendo um grupo das 8 às 9 horas na praça João Hervatin, ao lado do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, no Parque das Indústrias e outro grupo no salão da Capela Nossa Senhora da Esperança, na rua José Linhares nº 66, no bairro do Saltinho, das 9h30 às 10h30.

São aproximadamente 80 pessoas que participam do projeto e desenvolvem atividades como alongamento, caminhada, academia ao ar livre, fortalecimento dos músculos, recreação e jogos que trabalham com a agilidade, coordenação motora e o equilíbrio.

Segundo Marilza são inúmeros os benefícios físicos e emocionais que a atividade física proporciona inclusive à prevenção de males maiores. “Não há idade mínima e máxima para ingressar no projeto, pois visamos prevenção, melhorias na saúde, além de mudar o quadro de sedentarismo”, afirmou.

O local também desenvolve atividade voltada à coluna, destinado a pessoas encaminhadas por médicos. No momento há 10 pessoas participando, e há vagas disponíveis para pessoas com 18 anos ou mais. Interessados devem apresentar exames que comprovem o problema, para avaliação dos próprios médicos e residentes. O trabalho é realizado todas as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30, na Capela São Francisco de Assis, rua Sempre-Viva s/nº.

O residente de fisioterapia, Cássio Noboro Fuginami, ressaltou a importância do bem-estar dos pacientes: “A maioria dos atendidos são idosos, por isso os trabalhos muitas vezes são realizados em colchonetes para prevenção de possíveis quedas.”

Outro trabalho realizado é o acompanhamento de nutrição, voltado para pacientes com transtornos alimentares como obesidade, e também diabetes, sob responsabilidade da residente Luana de Lima. Uma nova turma começa em março. As vagas são ilimitadas para pacientes da UBS Parque das Indústrias. Interessados podem participar por encaminhamento médico ou deixar o nome na lista de espera na recepção da UBS. Para participar é necessário ter mais de 16 anos. O projeto funciona as quartas das 8h30 às 10 horas, na Capela São Francisco de Assis, rua Sempre-Viva s/nº.

O projeto de tabagismo é realizado com o apoio de residentes de diferentes áreas que passaram por um curso de capacitação oferecido através da Prefeitura de Londrina, pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre como lidar com usuários tabagistas. O grupo comporta 15 pessoas e está com cinco vagas abertas. Acontece nas quartas-feiras, das 17 horas às 17h30 na Capela do jardim São Marcos.

Nasf 1
UBS Marabá, UBS Armindo Guazzi, UBS Vila Ricardo e UBS Fraternidade

Nasf 2
UBS Ideal, UBS Lindóia, UBS Novo Amparo e UBS Mister Thomas

Nasf 3
UBS Cafezal, UBS Jamile Dequech, UBS União da Vitória e UBS Itapoã

Nasf 4
UBS Piza, UBS San Izidro, UBS Eldorado e UBS Ernani Moura Lima

Nasf 5
UBS Alvorada, UBS Bandeirantes, UBS Panissa-Maracanã e UBS Tókio

Nasf 6
UBS Jardim do Sol, UBS Leonor, UBS Santiago e UBS Cabo frio-Imagawa

Nasf 7
UBS Parigot de Souza, UBS Chefe Newton, UBS Vivi Xavier e UBS Vista Bela

Nasf 8
UBS João Paz, UBS Aquiles Stenghel, UBS Campos Verdes e UBS Maria Cecília

Nasf 9
UBS Guanabara, UBS Cazoni, UBS Vila Brasil e UBS Centro

Nasf 10
UBS Vila Nova, UBS Centro Social Urbano, UBS Carnascialli e UBS Milton Gavetti

“Residência” Parque Indústrias
Bairro Saltinho, Bairro Parque das Indústrias, Bairro São Marcos e Bairro Café Cereja

“Residência” Ouro Branco
Bairro Ouro Branco

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.