Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A procura por exames preventivos saltou de 17% para 83% entre 1994 e 2020

Uma pesquisa realizada por 25 anos comprovou que o acesso à informação está salvando vidas. Conforme o estudo, realizado pelo curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Campus Londrina, o número de pacientes que realizam os exames anuais de prevenção ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum na população masculina, teve um crescimento de 66% entre 1994 e 2020.

  mapeamento começou em 1994 e teve continuidade com o professor Ricardo Brandina, do curso de Medicina da PUCPR Londrina. Em 2004, Brandina repetiu a coleta e, este ano, a estudante de Medicina Mariana de Castro Faidiga atualizou a série e tabulou os dados. Foram ouvidos mais de 1.760 indivíduos no estudo.

 “Percebemos que a campanha de prevenção tem sido eficaz para orientar essa população porque o salto de 17% para 83% no percentual de pacientes que fazem os exames preventivos (rastreio) é um dado muito significativo. No ano de 1994, apenas 42% dos entrevistados sabiam o que é a próstata e como ela funciona, hoje são 58%, reflexo do acesso à informação”, explica a estudante.

O Instituto Brasileiro do Câncer (INCA) estima que serão diagnosticados 65 mil novos casos de câncer de próstata até o final de 2020. A doença é assintomática e o segundo tipo de câncer mais comum nos homens a partir dos 45 anos - em média, um a cada nove homens nessa faixa etária desenvolve a doença. A boa notícia é que a detecção precoce eleva para 95% as chances de cura.

“As campanhas como o Novembro Azul são importantes porque nós conseguimos trazer o paciente mais cedo ao consultório. A pesquisa inicial (1994) avaliava o nível de conhecimento dos homens de Londrina sobre sua saúde, mais da metade deles sequer sabia o que é próstata. Por conta das campanhas de conscientização, aumentou em 30% o número daqueles que sabem que podem ser curados do câncer de próstata se forem diagnosticados em tempo, o resultado é que aumentou a procura pelos exames preventivos e estamos, sem dúvida, salvando muitas vidas”, comemora o professor Ricardo Brandina.

Veja alguns dados levantados pela pesquisa da PUCPR Londrina:

Iniciação científica 

A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da PUCPR. Considerado como uma porta de entrada para o mundo da pesquisa acadêmica, o programa tem como objetivo despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação. Ao realizar um projeto de iniciação científica, os acadêmicos aprendem técnicas e métodos de pesquisa e desenvolvem um pensamento científico. Confira o link da apresentação durante o XXVIII Seminário de Iniciação Científica PUCPR: <https://www.youtube.com/watch?v=mm7fonYr2rU&feature=youtu.be> (EM INGLÊS)

Asimp/PUC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.