Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 o Brasil deve registrar 15.200 novos casos de câncer de boca. Entre esses casos, estima-se que a grande maioria dos registros da doença aconteçam nos homens (11.180). O número de mortes causadas pela doença também assusta, quase 6.500.

Para alertar as pessoas sobre os cuidados necessários à prevenção do câncer de boca, este mês é dedicado às ações de conscientização para o combate à doença. O Novembro Vermelho é regulamento pela lei estadual 19.868/2019, apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Ademar Traiano (PSDB). “O câncer de boca é o quinto tumor mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres. O Inca estima que na região Sul do Brasil aproximadamente quinze novos casos de câncer de boca são diagnosticados para cada grupo de cem mil habitantes. Por isso essa lei é importante, para realizar ações que visam conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado ganham destaque”, disse.

Segundo o Inca, tabagismo; consumo regular de bebidas alcoólicas; exposição ao sol sem proteção que representa risco importante para o câncer de lábios; excesso de gordura corporal; e exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico são fatores que contribuem para o aumento da doença.

O instituto também alerta que trabalhadores da agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, borracha, construção civil, oficina mecânica, fundição, mineração de carvão, assim como profissionais cabeleireiros, carpinteiros, encanadores, instaladores de carpete, moldadores e modeladores de vidro, oleiros, açougueiros, barbeiros, mineiros, canteiros, pintores e mecânicos de automóveis podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença, além da infecção pelo vírus HPV que está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.

A prevenção é evitar o consumo de cigarros e álcool, além de ter alimentação rica em frutas verduras e legumes, manter boa higiene bucal e usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral.

Sinais e sintomas - É necessário ficar atendo aos sinais. Caso apareça alguma lesão na boca que não cicatrize em 15 dias, um dentista ou um médico deverão ser consultados para a realização de um exame e diante do resultado até mesmo uma biópsia deverá ser realizada.

Os principais sinais que devem ser observados são: lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados observa-se: dificuldade de mastigação e de engolir; dificuldade na fala; sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.