Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Laranja. Alunos e professores dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação e Fonoaudiologia da Unopar promovem uma ação junto à comunidade neste 11 de Novembro (quarta-feira) para marcar o Dia  Nacional de Conscientização ao Zumbido. Eles vão oferecer avaliação gratuita, através de exame de audiometria, questionários e sugestões de opções de tratamento. A ação faz parte do Projeto Zumbido, que inclui várias pesquisas na área, inclusive utilizando a acupuntura para melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam o problema.

Mais de 28 milhões de brasileiros sofrem com zumbido nos ouvidos e muita gente ainda acha que não existe tratamento nem cura para a doença, o que é um equívoco. O zumbido é definido como um som nos ouvidos ou na cabeça sem que haja produção sonora por uma fonte externa. De acordo com estudos, ele piora significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas. Segundo a professora doutora Luciana Marchiori, a ciência vem investigando as causas e várias possibilidades de tratamento do zumbido. “Sabemos que em alguns casos existe uma predisposição genética, que torna algumas pessoas mais suscetíveis a desenvolver zumbido; também está demonstrado que o zumbido muitas vezes está relacionado a outros problemas de saúde, como hipertensão arterial, diabetes e até mesmo má oclusão mandibular”, explica.

Quando as pessoas buscam ajuda para o problema, as causas do zumbido podem ser investigadas e muitas podem ser resolvidas ou minimizadas. “É preciso conscientizar as pessoas que o diagnóstico e tratamento precoce pode fazer a diferença. Alguns casos realmente não têm cura, mas outros têm; e temos diversas opções de abordagem que ajudam muito a melhora do paciente”, assegura a professora Luciana. Um deles é a acupuntura, pesquisa inédita feita pela Unopar que tem demonstrado bons resultados para pessoas que sofrem com o problema.

Outro objetivo do Novembro Laranja, mês em que se realiza uma Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, é a prevenção. A exposição frequente a altos níveis de ruído pode causar ou piorar o zumbido, principalmente em pessoas que já têm uma predisposição a isso: “Assim como existem categorias profissionais mais suscetíveis ao problema, tais como professores, DJs e operários que trabalham em ambientes muito ruidosos, também pode existir uma vulnerabilidade maior em algumas pessoas. É preciso ficar atento a sintomas como intolerância a sons, dificuldade de audição e ruídos contínuos no ouvido”, ensina a especialista.

Quem quiser passar por uma avaliação gratuita no dia 11 de novembro pode agendar o atendimento pelo telefone (43) 3371-7775. A Clínica de Fonoaudiologia da Unopar fica à Rua Marselha s/n, Jardim Piza.

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2009 pela Doutora Tanit Ganz Sanchez. Inspirada no Outubro Rosa, que trabalha com a conscientização contra o câncer de mama, a campanha contra o zumbido ganhou o nome de Novembro Laranja e tem objetivo de conscientizar a população sobre a realidade preocupante do aumento de problemas do ouvido em todas as idades e motivar mais profissionais da saúde a abraçar a causa.  Recentemente ela passou a ser promovida pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação ao Zumbido (www.apidiz.org.br).

Phoenix Finardi Martins /Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.