Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cardiologista Ricardo Rodrigues, do Centro do Coração de Londrina, reforça que estudos já mostraram que vírus é nocivo ao coração

O novo coronavírus é um agente prejudicial ao coração e pode favorecer o aparecimento de complicações como miocardites, insuficiência cardíaca, isquemia, tromboses e infartos. O alerta vem da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que monitora através de estudos as implicações que o vírus pode acarretar ao sistema cardiovascular.

Segundo a SBC, a maioria dos casos confirmados de Covid-19 e das mortes causadas pela doença ocorrem em pessoas portadoras de doenças cardíacas como a insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e arritmias.

Diante desse cenário, o cardiologista do Centro do Coração de Londrina, Ricardo Rodrigues, reforça a importância de manter o tratamento e o acompanhamento cardiológico em dia como formas de prevenção ao coronavírus. “Aos hipertensos a recomendação é manter o uso das medicações de controle e também manter hábitos saudáveis, como a prática regular e orientada de atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, evitar o cigarro e o estresse, e esses valem também para toda a população”, aponta o especialista.

Rodrigues explica que o coronavírus pode favorecer a inflamação do músculo cardíaco e dos vasos sanguíneos. “E em avançando para esse quadro deixa o paciente mais suscetível a arritmias e danos ao músculo cardíaco e aos vasos”.

Alguns estudos mostram que há dano ao miocárdio em 7,2% dos pacientes internados em UTI com pneumonia por coronavírus, arritmias em 16,7% e insuficiência cardíaca em 23%. “Isso reforça a nossa tese de que o vírus é extremamente nocivo ao coração e vasos sanguíneos, por isso é tão importante reforçar os cuidados preventivos”, alertou Rodrigues.

Por fim, o médico lembra que ainda não há nenhuma medicação com eficácia comprovada no combate ao coronavírus e orienta que as pessoas sigam corretamente as normas de prevenção contra a Covid-19 sugeridas pelos órgãos de saúde, além de manter hábitos saudáveis.

Rafael Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.