Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A prática de atividade física e alimentação saudável estão associadas a um menor risco de desenvolver a doença

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, o Brasil registrou mais de 52 mil casos da doença. Porém, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), cerca de 30% dos diagnósticos podem ser evitados adotando-se medidas mais saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física e manutenção do peso ideal.

No Brasil, a mamografia, feita duas vezes ao ano para mulheres entre 50 a 69 anos, é a estratégia recomendada para a detecção precoce do câncer nas pessoas com risco padrão. E para pacientes com a doença no histórico familiar, recomenda-se o exame clínico da mama a partir de 35 anos. Ao Portal Boa Vontade (www.boavontade.com), o dr. Arn Migowski, médico sanitarista e epidemiologista da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede, afirma que “importantes avanços na abordagem do câncer de mama aconteceram nos últimos anos, principalmente no que diz respeito a cirurgias menos mutilantes, assim como a busca da individualização do tratamento”.

O Inca e o Ministério da Saúde têm ampliado os alertas à população feminina e aos profissionais de saúde, preconizando que todas as mulheres devem conhecer os principais fatores de risco para o câncer de mama, a idade de maior risco de ocorrência da doença e seus mais frequentes sinais e sintomas. Obesidade — principalmente após a menopausa —, sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a raios-x são alguns dos fatores que as mulheres devem observar. “Governos e demais entidades devem contribuir na divulgação dessas informações em uma linguagem acessível”, completa o dr. Migowski. Com o excesso de peso, o risco do tumor aumentar é muito maior, pois, com grande quantidade de células de gordura no corpo, maior será o volume de estrogênio, hormônio que serve de alimento para células cancerígenas.

Além dos exames de rotina, evitar a obesidade, por meio de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença.

LBV no Outubro Rosa

Neste mês, a Legião da Boa Vontade (LBV) apoia a campanha Outubro Rosa, iniciativa internacional que busca disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Além de o tema ser trabalhado nas unidades socioeducacionais da Instituição, o Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília/DF, e o Centro Educacional José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro/RJ, ganharam iluminação especial na cor rosa, em referência ao laço que simboliza a luta contra a doença. 

Para saber mais sobre o assunto, acesse www.boavontade.com/saude/alem-do-historico-familiar-obesidade-tambem-e-fator-de-risco-para-o-cancer-de-mama.

SERVIÇO EM LONDRINA

Palestra: Prevenção ao câncer de mama X consequências

Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV

End.: Rua Serra dos Pirineus, 920, Jardim Bandeirantes

Data: 28/10/2014

Horário: a partir das 14h00

Informações: (43) 3328-1100

Juliana Lívia Bortolin/Asimp/LBV

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.