Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Conheça os perigos de tomar remédio sem prescrição médica após dos 60 anos

As facilidades para adquirir medicamentos tornaram a prática do consumo de remédios por conta própria cada vez mais comum para tratamento de doenças na sociedade. Isto por que a demora para atendimento em consultas médicas através do Sistema Único de Saúde incapacita a busca imediata na cura de enfermidades e na rede particular os preços cobrados em uma clínica chegam a ser exorbitantes.

Entende-se como automedicação irresponsável o uso indiscriminado de medicamentos sem a orientação farmacêutica ou sem prescrição médica.

A falta da obrigatoriedade do uso de receitas médicas fez com que o uso de medicamentos sem prescrição médica se tornasse o responsável pelos efeitos colaterais que podem trazer riscos a saúde (humana), em especial entre os idosos. Entre os mais consumidos estão os antigripais, relaxantes, vitaminas e laxantes, que se combinados com outros medicamentos pode trazer conseqüências futuras a saúde.

De acordo com o diretor do Conselho Regional de Farmácias de São Paulo e colaborador da ASBAP – Associação Brasileira de Benefícios aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, André Santos o uso de medicamentos são os responsáveis por trazer benefícios à saúde como a cura de doenças, prevenção de outras e alívio de sintomas que incapacite o bem estar físico. Contudo, sem uma prescrição prévia por meio de um profissional da medicina a automedicação pode agravar os sintomas causadores do mal estar.

“A automedicação na terceira idade é mais prejudicial pois as reações ocorrem de maneira distinta das pessoas mais jovens, o que podem trazer desconfortos, levando a piora dos sintomas no quadro clínico em que o idoso esteja. A prescrição médica nessa faixa etária considera fatores como remédio, peso e altura“, explica o farmacêutico.

Ainda segundo André, a automedicação expõe inúmeras pessoas ao perigo. Sendo assim o alerta é que não se devem comprar medicamentos por indicações de amigos, matérias de jornais, revista, além da internet.

“Os medicamentos devem ser usados de forma racional, a partir de uma prescrição médica, segura, efetiva, partindo de um diagnóstico preciso, resultando em um menor risco de aparecimento de efeitos adversos”, conclui o especialista.

Para obter maiores informações a respeito dos riscos que a automedicação pode trazer a saúde dos idosos e a melhor forma de tratamento para todas as enfermidades nesta faixa etária, confira no site www.asbap.org.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.