Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta semana, cerca de dois mil gestores, pesquisadores e profissionais de saúde de 70 países estão conhecendo um pouco das políticas públicas desenvolvidas pelo Paraná na área de promoção da saúde. Eles participam da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, que acontece em Curitiba até quinta-feira (26).

Ao todo, 17 trabalhos da Secretaria Estadual da Saúde serão apresentados na mostra de experiências da conferência. Os temas incluem ações na área de prevenção da violência, saúde da população indígena e da população negra, atendimento a vítimas de violência sexual, programa academia da saúde e implantação dos Serviços Integrados de Saúde Mental – SIMPR.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, os projetos do Paraná demonstram a preocupação do Governo em garantir mais qualidade de vida à população. “Queremos que as pessoas se tornem protagonistas de sua própria saúde. Para isso, é preciso dar condições para que o cidadão leve uma vida saudável, pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada e, acima de tudo, promova a cultura da paz”, disse.

A chefe do Departamento de Promoção da Saúde da Sesa, Maria Cristina Ferreira Fernandes, explica que essas atitudes demandam compromisso pessoal, mas o poder público também tem papel fundamental nesse processo de empoderamento do indivíduo.“Trata-se de uma ação que impacta diretamente na saúde, mas que precisa do envolvimento de diversos setores da sociedade. Por isso, o sucesso das nossas políticas depende muito do trabalho conjunto da saúde com outras políticas públicas, a exemplo da educação, segurança pública, justiça e assistência social, entre outras áreas”, ressalta ela.

Um exemplo de política intersetorial é o programa saúde na escola, presente em 360 municípios paranaenses. A iniciativa insere na rotina escolar assuntos relevantes para o desenvolvimento saudável dos jovens, como alimentação adequada, prática esportiva, saúde bucal e autocuidado. O trabalho é desenvolvido pelas equipes de saúde, em conjunto com a comunidade escolar.

Na prática

O Governo do Paraná montou ainda um estande no evento, dando destaque às principais ações e programas implantados pelo Estado na área da Saúde. Técnicos da secretaria estão à disposição no local para esclarecer dúvidas dos conferencistas.

Para a psicóloga e mestranda da Universidade de São Paulo (USP), Adriana Miranda Leite, o evento é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e também de trocar experiências. “A conferência é um momento único para conhecer o que vem sendo desenvolvido aqui no Brasil e também em outros países, com realidades diferentes da nossa”, disse ela, que faz pesquisas na área de promoção da saúde mental e enfrentamento da violência doméstica.

No Paraná, o conceito de promoção da saúde vem sendo reforçado nos últimos anos. Campanhas como o Outubro Rosa e o Agosto Azul caminham nesta linha, onde o foco é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de uma mudança de hábitos. “Precisamos tratar menos de doenças e direcionar nossos esforços para tratar de pessoas”, enfatiza o secretário Caputo Neto.

Além disso, programas antitabagismo, contra o uso de álcool e outras drogas, contra o consumo excessivo de sal e açúcar e contra a violência no trânsito também têm ganhado destaque. O objetivo é informar a população sobre os riscos da manutenção de condutas que podem levar a doenças crônicas e até à morte.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.