Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Noroeste do Paraná foi equipado com 549 novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Foram abertos pelo Governo do Estado 226 novos leitos de UTI e 313 de enfermaria adulto. Já os leitos de internação pediátrica somam 5 em UTIs e 5 em enfermarias. Os dados englobam todos os leitos implementados na macrorregião até a última quarta-feira (10).

Maringá é a cidade que concentra a maior parte dos investimentos. O sistema de saúde local já foi capacitado com 82 UTIs e 107 enfermarias adulto, além da totalidade dos leitos pediátricos destinados à região. Essa implementação contou com investimentos robustos no Hospital Universitário de Maringá.

No caso da estrutura universitária, apesar da contratação emergencial, os novos leitos ficarão disponíveis para a população após a pandemia, ampliando a capacidade do sistema em definitivo. Para receber os novos leitos, o HU passou a utilizar a ala da clínica para adultos, finalizada no fim de 2018.

 “Nossa ideia sempre foi ampliar a regionalização da saúde e ofertar leitos perto das casas das pessoas. Em um ano de pandemia essa rede atendeu quase 60 mil pessoas. Estamos passando por um momento difícil, mas não deixamos ninguém desassistido”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Abrimos mais leitos em um ano do que o Paraná abriu nos últimos 30. É resultado de um esforço coletivo com as prefeituras, a sociedade e a iniciativa privada”.

Além de Maringá, oito cidades do Noroeste foram contempladas com novos leitos. Foram ativadas 45 UTIs e 34 enfermarias em Sarandi; 27 UTIs e 60 enfermarias em Umuarama; 23 UTIs e 19 enfermarias em Campo Mourão; 20 UTIs e 30 enfermarias em Paranavaí; 18 UTIs e 25 enfermarias em Colorado; 10 UTIs e 20 enfermarias em Goioerê; 6 UTIs e 13 enfermarias em Cianorte e 10 leitos de enfermaria em Ubiratã.

Parte dos leitos ativados em Campo Mourão (6 UTIs) e Paranavaí (5 UTIs e 20 enfermarias) vem de uma ampliação emergencial realizada pelo Estado nos últimos dias. No total, foram 779 novos leitos ativados em apenas duas semanas. Algumas estruturas ficarão em caráter permanente com os municípios.

Em todo o Estado do Paraná, foram ativados 3.938 novos leitos exclusivos Covid-19 desde março de 2020. São 1.547 leitos de UTI e 2.335 de enfermaria adulto, além de 22 leitos de UTI e 34 de enfermaria pediátrica.

Mesmo com a ampliação da capacidade do sistema de saúde, o Governo do Estado reforça o pedido para que a população continue adotando medidas como o isolamento social e os cuidados básicos com a higiene, para diminuir o risco de contrair ou transmitir a doença.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.