Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O trabalho do Governo do Paraná na área de saúde está sendo apresentado no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento, que já está em sua 33ª edição, acontece de 12 a 15 de julho em Brasília. Durante esses dias, a Secretaria da Saúde organizou um estande para expor os principais programas e projetos do Estado e compartilhar experiências da gestão. 

Estão sendo apresentados programas como a Rede Mãe Paranaense, a Rede Paraná Urgência, as ações que permitiram reduzir a mortalidade infantil aos menores índices da história do Estado, o serviço aeromédico, que já fez mais de sete mil atendimentos; a organização do sistema estadual de transplantes, a expansão da rede de unidades de saúde nos municípios, o programa de apoio aos hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS e o reforço na frota de ambulâncias, vans e veículos usados para atendimento à saúde nos municípios. 

“Completamos mais de sete anos de trabalho com grandes resultados que colocaram o Paraná em uma posição de destaque no país. Essas experiências precisam ser compartilhadas e, quem sabe, sirvam de modelo para outros gestores”, diz o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. 

Para esta edição do Congresso Nacional são esperados cerca de cinco mil participantes. São gestores municipais, estaduais e federais, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reunidos em oficinas, seminários, mesas-redondas e rodas de conversas sobre diversos assuntos da área. 

“Este é o maior encontro do SUS. É o momento que temos para ouvir os secretários municipais e para discutir grandes temas importantes para todo o país, como a regionalização e os recursos, por exemplo. São discussões como essas que vão impactar no cenário do dia a dia das secretarias municipais de saúde”, explica o presidente do Conasems, Mauro Junqueira. 

EXEMPLO – A programação de 2017 inclui temas como atenção básica, gestão de custos, educação em saúde, ações de combate ao Aedes, entre outros. O secretário de Saúde do município de Jandaia, em Goiás, Douglas Alves de Oliveira, foi direto ao estande do Paraná quando chegou ao congresso. Pelo site, viu que o Estado tem um projeto que ele pretende adotar em sua cidade. 

“Quero tirar algumas dúvidas da área de assistência farmacêutica sobre funcionamento, estatuto, se é viável ou não, os custos, quanto um município pode economizar, sobre a parte legal, tributária. Percebi que o que é feito no Paraná é modelo para o Brasil e todos deveriam adotar. Quero agendar uma visita e conhecer ainda mais de perto, pois quero o mesmo para a nossa cidade”, diz Oliveira. 

O gestor do estado de Goiás ainda acrescenta: “Quando me inscrevi no evento, tinha exatamente a intenção de conhecer experiências exitosas de outras regiões, ver o que está funcionando em outros locais e o que pode ser adequado para o nosso município”, fala. 

AUXÍLIO – O assessor de gestão do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB), Nelson Calzavara, também buscou o espaço do Paraná no Conasems para falar sobre regulação. “Na Paraíba, temos uma dificuldade muito grande em implantar esse serviço e isso está gerando cada vez mais demandas judiciais e problemas com o Ministério Público. Estamos com uma necessidade urgente de organizar essa parte da assistência”, comenta. 

O gestor se informou e soube que o Paraná tem um serviço online de regulação de leitos implantado em todas as regiões do Estado. “Minha intenção é saber como isso está funcionando e, até mesmo, marcar uma visita”, diz Calzavara. 

O estande da Secretaria da Saúde do Paraná também recebeu a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi. A abertura oficial está marcada para esta quinta-feira (13) às 19 horas. Na sexta-feira (14), a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, participa de um seminário sobre ação de combate ao Aedes a partir das 14 horas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.