Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado lançou nesta ontem (23) a Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso. O objetivo é organizar e preparar o sistema de saúde estadual para o atendimento qualificado da população idosa, que exige cuidados diferenciados. A estratégia é inovadora no campo da saúde pública mundial. O evento de lançamento ocorreu no auditório da Unicesumar, em Maringá.

“O processo rápido de envelhecimento da população traz grandes desafios ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede de Saúde do Idoso, modelo pioneiro no mundo, vem para trazer aos paranaenses um envelhecimento ativo e saudável, com qualidade de vida, autonomia e independência pelo máximo possível de tempo”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Em 2010, 11,7% da população brasileira era idosa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta um aumento desse percentual para 18,8% em 2030, e para 29,3% em 2050. O Paraná segue o mesmo padrão demográfico do Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do ano de 2015, existem cerca de 1,6 milhão de idosos no Estado. O valor representa, em média, 14% da população geral.

MODELO – De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o sistema de saúde foi originalmente desenhado para atender a indivíduos jovens com doenças agudas únicas. “O modelo que propomos traz conceitos e diretrizes que objetivam nortear o trabalho dos profissionais de saúde para que monitorem a saúde e a autonomia do idoso em vez de se concentrarem na doença”, explica.

A estratégia foca na identificação de potenciais riscos para a pessoa idosa, com ênfase na prevenção, entendendo que a intervenção precoce resulta em mais chances de reabilitação. “Como ponto de partida para a estratificação do risco, os profissionais devem investigar funções básicas como independência para alimentar-se, banhar-se, movimentar-se e higienizar-se, e outras funções como trabalho e lazer”, acrescenta o superintendente.

ATENÇÃO PRIMÁRIA – A Linha Guia da Saúde do Idoso é o material organizado para nortear o trabalho da atenção primária, considerada a porta de entrada das pessoas aos serviços do SUS. Profissionais das unidades de saúde de todo o Estado foram capacitados em oficinas macrorregionais para a aplicação do modelo e médicos especializados ou capacitados na área da geriatria estão sendo incorporados às equipes multidisciplinares nos centros de especialidades.

Segundo o coordenador da Divisão de Saúde do Idoso da Secretaria, Rubens Bendlin, com os agentes comunitários de saúde e a estratégia de saúde da família, as unidades de saúde estão posicionadas para manter contatos regulares, prolongados e contínuos com o objetivo de prevenir ou retardar o surgimento das incapacidades resultantes das condições crônicas de saúde.

A intenção é concentrar tratamento e acompanhamento das condições estratificadas na atenção primária na própria unidade de saúde. Entretanto, o modelo também estabelece uma integração efetiva com a atenção secundária para que, se necessário, aconteça o encaminhamento à assistência especializada.

“Estamos fazendo algo novo mundialmente, uma avaliação que propõe identificar e manejar a fragilidade como ponto de partida para a manutenção da capacidade funcional do idoso”, afirmou Caputo Neto. Segundo ele, o Paraná já é referência em saúde pública para todo o Brasil. “Queremos o mesmo para essa área, nos tornar referência em Atenção à Saúde do Idoso com o resultado de um envelhecimento ativo da população paranaense”, acrescentou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.