Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O último Boletim da Dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que até a segunda-feira (06) o Paraná não registrou óbitos provocados pelo vírus da dengue nos últimos 14 meses. O boletim divulgado ontem (7) corresponde ao período epidemiológico iniciado em agosto de 2017.

“Estes números mostram que as estratégias adotadas pelo Estado no combate à dengue estão dando resultados positivos. Mas é importante destacar que precisamos ter constantemente os cuidados para manter este índice”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

O período epidemiológico correspondente a agosto de 2016 e julho de 2017 também não registrou mortes relacionadas à dengue. Já no período anterior, de agosto de 2015 a julho de 2016, morreram no Estado 63 pessoas devido à doença.

“Foi a pior epidemia enfrentada no Paraná e que motivou a adoção da vacina contra a dengue como mais uma estratégia de enfrentamento. Os 30 municípios que historicamente concentram casos de dengue estão recebendo a terceira etapa da campanha”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

CASOS – Os dados do boletim mostram ainda que 180 casos de dengue foram registrados no Estado, 170 deles autóctones, quando o paciente contraiu o vírus no mesmo lugar onde reside). Os municípios com mais registros ainda se mantém: Maringá encabeça a lista, com 84 ocorrências e Foz do Iguaçu, com 31.

PREVENÇÃO – A Secretaria de Saúde alerta que a dengue, a zika e a chikungunya são doenças cíclicas. Por isso, os cuidados para evitá-las devem ser constantes. A principal maneira de se proteger é eliminar os focos do mosquito.

“Evite deixar água parada. Vasos de planta, pneus, caixas d’água abertas e lixo descartado de forma errada podem ser o suficiente para que as larvas do mosquito se reproduzam. Manter vasos sem água parada, calhas limpas e tampar lixeiras, por exemplo, pode ajudar no combate ao mosquito”, destacou o chefe da Divisão de Vigilância sobre o Meio Ambiente, Celso Rubio.

Outra ação importante para combater a dengue é tomar a vacina. A terceira etapa da campanha de vacinação vai até este sábado (11) de novembro. Trinta municípios com histórico grave da doença participam da campanha. Para se imunizar, basta ir até a unidade de saúde mais próxima. Mais informações, acesse http://www.saude.pr.gov.br.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.