Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao todo, 31 municípios serão beneficiados com recursos adicionais por cumprirem critérios de qualidade em 38 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO)

A população da Paraná será beneficiada com a melhoria do atendimento especializado em saúde bucal. O Ministério da Saúde destinou mais de R$ 3,57 milhões anuais para 38 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de 31 cidades do estado. Em todo o Brasil, 673 municípios foram contemplados com mais de R$ 48 milhões por ano para que os estabelecimentos ampliem a qualidade dos serviços oferecidos à população.

O incentivo faz parte das iniciativas de modernização da gestão da saúde que vêm sendo promovidas pelo Governo Federal, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade. A avaliação é composta por três módulos. No primeiro, é verificado se a infraestrutura a manutenção e o uso dos equipamentos, instrumentais e insumos, estão sendo feitos de forma adequada. No segundo, são entrevistados o gerente do CEO e um cirurgião dentista para a obtenção de informações sobre o processo de trabalho, organização do serviço e cuidado aos usuários. No terceiro módulo, é feita uma pesquisa de satisfação com pacientes do Centro, que inclui perguntas quanto ao acesso e qualidade do atendimento.

A lista das cidades que vão receber os recursos adicionais, que se somam ao valor de custeio já pago a esses estabelecimentos, foi publicada na portaria 677/2015, que homologa a certificação dos CEO no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO). Para o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, esse processo de certificação é um grande avanço para um país que só foi ter política pública de saúde bucal após a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004.

“Antes, quem precisasse de atendimento especializado tinha que procurar a iniciativa privada. Agora, além de termos saído de zero para 1.037 CEO em onze anos, estamos avaliando a qualidade dos serviços oferecidos à população, premiando com mais recursos os estabelecimentos que se destacam”, afirma Pucca.

Monitoramento

Os 981 Centros de Especialidades Odontológicas que estavam em funcionamento em todo o país entre fevereiro e março de 2013 tiveram oportunidade de aderir ao PMAQ CEO de forma voluntária. Desses, 859 CEO aderiram ao programa, comprometendo-se a cumprir os critérios de qualidade pactuados, e passaram a receber um adicional de 20% no custeio mensal. Após a etapa de avaliação externa, os CEO certificados podem perder os 20% a mais de incentivo do PMAQ-CEO, manter os 20%, ou ampliar para 60% ou 100% adicionais, de acordo com o desempenho e cumprimento dos requisitos pactuados.

Municípios beneficiados:

UF

MUNICÍPIO

PR

APUCARANA

PR

ARAPONGAS

PR

ARAUCÁRIA

PR

CAMBÉ

PR

CAMPO MOURÃO

PR

CANDÓI

PR

CASCAVEL

PR

CASTRO

PR

CIANORTE

PR

COLOMBO

PR

COLORADO

PR

CORNÉLIO PROCÓPIO

PR

CORONEL VIVIDA

PR

CURITIBA

PR

FOZ DO IGUAÇU

PR

GUARAPUAVA

PR

IBIPORÃ

PR

IRATI

PR

LARANJEIRAS DO SUL

PR

LONDRINA

PR

MARINGÁ

PR

MEDIANEIRA

PR

PARANAVAÍ

PR

PITANGA

PR

PONTA GROSSA

PR

ROLÂNDIA

PR

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

PR

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

PR

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

PR

UBIRATÃ

PR

UMUARAMA

Luís Felipe Sardenberg/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.