Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Boletim de Influenza da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na quarta-feira (10) confirma a 77ª morte por gripe no Estado. O documento mostra que, desde janeiro deste ano, 374 casos da doença foram confirmados no Paraná. A maioria foi entre os idosos, com 105 ocorrências – 28,1% do total. Esse mesmo grupo registra o maior número de mortes por conta da gripe. Dos 77 óbitos registrados, 40 (51,9%) foram vítimas com 60 anos ou mais.

O Paraná tem casos de influenza em 66 municípios. Vinte e uma das 22 Regionais de Saúde do Estado apresentam casos da doença. “O vírus está circulando em todo o Paraná. Nenhuma região está livre da influenza. Estamos em pleno inverno, época de maior ocorrência. Não podemos nos descuidar”, alerta o Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Prevenção

Entre os principais cuidados que devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação pelo vírus da gripe está à higienização correta das mãos. Elas devem ser lavadas frequentemente com água e sabão, sendo recomendável complementar o processo com a aplicação de álcool em gel após a lavagem. Outra medida é higienizar periodicamente com álcool em gel as superfícies que entram em contato com as mãos, como mesas, teclados e maçanetas.

Recomenda-se ainda que as pessoas evitem compartilhar talheres, copos e alimentos e sempre usem lenços descartáveis para cobrir a boca na hora de tossir ou espirrar, além de manter os ambientes ventilados e evitar a aglomeração de pessoas.

O chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, ressalta que os cuidados preventivos devem ser adotados continuamente, mesmo por pessoas que foram vacinadas contra a gripe em 2019. “São hábitos saudáveis que precisam ser praticados por todos para diminuir o risco de contaminação e a disseminação não apenas do vírus da gripe, mas de uma série de doenças”.

Lopes alerta para os sintomas da doença, que incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. “Quando há suspeita de influenza, deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação médica e início oportuno do tratamento com antiviral específico. A pessoa nunca deve se automedicar”, lembra Renato.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.