Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com mais de 114 mil casos confirmados, o Paraná vive sua pior epidemia de dengue da história. O número de mortes também é recorde, já são 105 óbitos desde agosto do ano passado.

Ao todo, 195 cidades paranaenses estão em situação de epidemia. Isso representa quase metade dos municípios do Estado. A doença atinge sobretudo as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Além disso, a situação do Paraná é a pior dentre todos os estados do país, tendo em vista que a incidência de casos é a maior do Brasil. Os dados são alarmantes, preocupam as autoridades de saúde e reforçam a necessidade de ampliar o combate à dengue, mesmo com as medidas de isolamento social.

De acordo com o deputado estadual Michele Caputo (PSDB), as pessoas devem aproveitar este momento de quarentena por causa do coronavírus para manter suas casas livres do mosquito da dengue. “Não podemos baixar a guarda. Quinze minutos por semana já são suficientes para vistoriar a casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, explica.

Retomada do Fumacê

Para auxiliar a população neste combate ao Aedes aegypti, Caputo também protocolou dois requerimentos solicitando aos governos federal e estadual a retomada da estratégia de aplicação do fumacê nas cidades. A ação é fundamental contra o mosquito adulto, em sua forma alada.

Recentemente, o Ministério da Saúde orientou a troca do inseticida utilizado no fumacê. O Malathion, aplicado há anos, passou a não fazer mais efeito. Por isso, a partir deste ano, o recomendado é usar o Cielo-ULV, que inclusive já foi enviado para os estados.

“Queremos que o Ministério da Saúde dê prioridade ao Paraná na logística de distribuição deste novo inseticida. Além disso, estou pedindo à Secretaria de Saúde que nos apresente um cronograma de atendimento aos pedidos de fumacê já feitos pelos municípios. Sabemos que há uma fila e por isso é preciso que todo o processo seja transparente”, enfatiza o deputado.

Para Caputo, não basta apenas colocar a culpa da epidemia de dengue na população. “O poder público tem que fazer a lição de casa e organizar a retaguarda de atendimento para evitar mais mortes. Mesmo com a pandemia de coronavirus, não pode faltar leito para quem tem dengue”, afirma o deputado. “Não podemos mais perder vidas”, complementa.

Tipos diferentes de vírus

Um dos fatores que podem ter contribuído para a ocorrência da epidemia é a circulação simultânea de três variantes diferentes do vírus da dengue (Denv-1, Denv-2 e Denv-4). “Contudo, é importante destacar que em 2016 já houve a circulação concomitante de quatro subtipos de vírus da dengue no Paraná. Mesmo assim, o número de casos e mortes não chegou a esse patamar atual”, revela o deputado.

Problema nacional

O Denv-2 está circulando em praticamente todo o país. Então o problema não é a reintrodução do Denv-2, de forma isolada, visto que todos os estados estão enfrentando esse vírus.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Paraná tem o maior número de casos prováveis de dengue do Brasil. Desde o início do ano já são 173.924 notificações, de acordo com o boletim nacional.

Asimp/Alep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.